A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil junto com demais instituições municipais, realizou a 1° fiscalização de transportes rodoviários de produtos perigosos na cidade de Brusque.

A blitz teve início às 08h30min e teve como intuito conscientizar e alertar empresários e caminhoneiros sobre os perigos presentes ao transportar Produtos Perigosos em vias públicas e os cuidados que se deve ter ao armazená-los.

Os agentes da Defesa Civil, antes de realizarem a blitz, participaram de diversas capacitações sobre Operações de Produtos Perigosos (PP), para que a execução pudesse ser eficiente e bem organizada.

“O objetivo central da fiscalização foi de orientar de forma educativa os motoristas sobre os riscos potenciais causados pela imprudência, negligência, e imperícia, em transportar produtos perigosos.”, pontua Carlos Alexandre Reis, diretor da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque.

A fiscalização ocorreu na rua Luiz Gonzaga Werner, bairro Santa Terezinha mais especificamente no estacionamento da Bilu.

Foram abordados um total de 52 veículos, sendo eles, caminhões frigoríficos, alimentícios e de produtos perigosos, totalizando 28 veículos de produtos perigosos abordados.

Cerca de 80% dos veículos abordados continham problemas de pequeno porte e outros de porte gravíssimos. Após a abordagem todos receberam as devidas orientações sobre suas respectivas situações.

“Com o intuito de instruir todos os transportadores, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Brusque realizará uma palestra e formação para as empresas e transportadores de produtos perigosos, com data e local a definir.”, completa Reis.

Durante a blitz a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil contou com o apoio da SETRAM, Defesa Civil de Itajaí, Vigilância Sanitária Municipal, FUNDEMA e Polícia Militar, reforçando ainda mais a importância de ser responsável quanto aos materiais que circulam dentro do município de Brusque.