No último dia 25 de junho, foi concluído o processo de atualização do Plano de Contingência Municipal da Defesa Civil. Entre as principais mudanças, destaca-se a redução do tamanho do plano, que passou de 66 para 27 páginas, sem perder a qualidade. Essa diminuição foi pensada para trazer mais objetividade na leitura do documento.

Outra atualização significativa foi a implantação de mecanismos digitais. Agora, planilhas de atualização de recursos materiais e humanos, planilhas de abrigos, setores de risco e telepontos foram digitalizadas, facilitando o acesso e a gestão dessas informações.

O plano também incorpora procedimentos operacionais padrão (POPs) mais modernos. Dos sete procedimentos configurados no site da Defesa Civil, três preveem o acionamento do plano. Dentro desses POPs, está especificado em que ponto o plano será acionado, tornando-o um agente norteador mais eficiente.

O plano atualizado foi apresentado em audiência pública, aprovado e também recebeu o aval do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil. A próxima etapa é levar o plano à Câmara de Vereadores, onde, pela primeira vez, será transformado em um projeto de lei. Durante essa tramitação, podem surgir pequenas alterações, que serão incorporadas em uma nova versão do plano, caso necessário. No momento, o plano está em análise na Procuradoria Municipal, e posteriormente seguirá para a Câmara, através de matéria legislativa.

O novo Plano pode ser conferido através do link: https://drive.google.com/file/d/1ckZF2dsfVn39uc1LInSVVQbkh4TjUdEs/view?usp=sharing