SEM AVISO

_______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC - EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

________________________________________________________________

diario.png

                                                                                                       

AVISO METEOROLÓGICO - EPAGRI-CIRAM

FRIO INTENSO EM SANTA CATARINA

 

Início: 10/08/2018 às 09:00h

Fim: 12/08/2018 às 10:00h

Regiões: Todas, sobretudo as áreas mais altas do estado.

Previsão: Na manhã desta sexta-feira (10/08), pequena chance de chuva congelada e ou neve nas áreas altas do Planalto Sul.

Nas madrugadas e amanhecer dos dias 11 e 12/08, temperatura próxima de 0°C e negativa nas áreas mais altas do Estado, com condição de geada ampla do Oeste ao Planalto, e de forma isolada no Alto Vale e região serrana da Grande Florianópolis.  No Litoral, o frio também será intenso com mínimas variando de 4 a 8°C.

Sistema: Ciclone extratropical na costa do RS, nesta sexta-feira. Massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil influenciando todo o fim de semana.

 

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

_________________________________________________________________________

AVISOS MARÍTIMOS - EPAGRI/CIRAM

 

AVISO 1: VENTOS FORTES E MAR MUITO AGITADO NO LITORAL DE SC 

Início: 10/08/2018 às 09:20h

Fim: 11/08/2018 às 23:59h

Região: Litoral, especialmente o Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Previsão: Rajadas de vento sul no mar de 60 a 70 km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis e em áreas afastadas da costa. Mar muito agitado com altura de onda de 3,0 m a 4,0 m. Desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações. Não se descarta o risco de ressaca nesta sexta-feira (10/08).

Sistema: Ciclone extratropical na costa do RS, em deslocamento para alto mar.

 

Gilsânia Cruz e Clóvis Corrêa – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

____________________________________________________

AVISO 2: MARÉ ALTA CAUSA ALAGAMENTO EM SC

De hoje 10/08 ao 12/08 há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno é devido à influência da maré viva (maré de sizígia) e ventos do quadrante Sudoeste (SW) e Sul (S) que provocam empilhamento da água marinha na costa e incidência de ondas de 2,0 a 2,5 m próxima ao litoral.

Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.

Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na tabela 1 e litoral on line e maregrama no site do Ciram: http://www.ciram.sc.gov.br/litoral_online/

 

 Argeu Vanz – Oceanólogo / Laura Rodrigues - Meteorologista (Epagri/Ciram) 

____________________________________________________

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividades de pesca.

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

_________________________________________________________________________

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

_________________________________________________________________________

 

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC - EPAGRI-CIRAM

Fim de semana ensolarado e frio com geada em SC

 

Sexta-feira (10/08):

Tempo: encoberto a nublado pela manhã do Oeste ao Planalto, melhorando com sol no decorrer do dia. No Litoral, tempo mais aberto e ensolarado.

Temperatura: baixa, com pequena chance de neve e/ou chuva congelada no Planalto Sul pela manhã.

Vento: sudoeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Planalto Sul e Litoral Sul.

Sistema: ciclone extratropical na costa do RS. Massa de ar polar n o Sul do Brasil.

 

Sábado (11/08): OBSERVAÇÃO PARA FRIO INTENSO E CONDIÇÃO DE GEADA AMPLA EM ALGUMAS REGIÕES. ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: seco e ensolarado em todas as regiões.

Temperatura: muito baixa na madrugada e amanhecer (Ver Aviso). Mínimas próximas e abaixo de zero nas áreas mais altas do Estado. Condição de geada ampla do Oeste ao Planalto, e de forma isolada no Alto Vale do Itajaí, e área serrana da Grande Florianópolis.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.

Sistema: massa de ar polar n o Sul do Brasil.

 

Domingo e segunda-feira (12 e 13/08): OBSERVAÇÃO PARA FRIO INTENSO E CONDIÇÃO DE GEADANAS ÁREAS MAIS ALTAS DO ESTADO. ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: sol com poucas nuvens em todas as regiões.

Temperatura: muito baixa na madrugada e amanhecer (Ver Aviso). Mínimas próximas e abaixo de zero com geada nas áreas mais altas do Estado, devido à massa de ar frio no Sul do Brasil. A madrugada de domingo será a mais fria.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (14/08):  ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: aberturas de sol pela manhã com aumento de nebulosidade no decorrer do dia, em todas as regiões, devido ao avanço de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil.

Temperatura: em elevação, declinando novamente no fim do dia.

Vento: nordeste a sudoeste, moderado com rajadas mais intensas no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

 

TENDÊNCIA de 15 a 24 de agosto de 2018

No início do período, uma nova massa de ar frio deixa o tempo seco com sol e temperatura baixa, mais uma vez com condição para ocorrência de geada nas áreas altas do Estado. A partir do dia 18/08, a temperatura eleva-se gradativamente. Em tornos dos dias 21 e 22/08, uma nova frente fria avança por SC, provocando chuva pouco significativa e mal distribuída. Permanece a condição de estiagem verificada em algumas áreas do Estado, neste período.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

 

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENCAO SMS - 10/08 13:14 - RAJADAS DE VENTO DE 50 A 60 km/h na região do Litoral Sul ao Litoral Norte, nas proximas 2h. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO SMS - 10/08 08:16 - RAJADAS DE VENTO DE 50 A 60 KM/H no Litoral Norte e Litoral Sul nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193