PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (29)

Na quinta-feira (29) o Litoral de SC continua sob influência da circulação marítima, que mantém a variação de nuvens e condições de chuva isolada do Vale do Itajaí ao norte do estado. Na Grande Florianópolis, Litoral Sul e Planalto Sul o sol aparece em meio a nuvens por alguns momentos. Nas demais regiões do estado, presença de muita nebulosidade e pancadas de chuva, que no Extremo Oeste ocorrem acompanhadas por trovoadas isoladas em alguns momentos, devido a um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai. Vento do quadrante sudeste/leste no Litoral e de nordeste a leste nas demais regiões, ambos fraco a moderado. As temperaturas à tarde não sobem muito e as máximas variam entre 11 e 14°C nos planaltos, de 19 a 21°C entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul e de 15 a 18°C nas demais regiões. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às trovoadas. 

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (30)

Na sexta-feira (30) a instabilidade ganha força em todo o estado a medida que o sistema de baixa pressão, formado no sul do Paraguai, se desloca pelo RS. Do Extremo ao Meio-Oeste o dia já começa com condição para chuva e trovoadas, que se estendem para as demais regiões entre o final da manhã e a tarde. Vento fraco a moderado no estado, com direção leste/nordeste e com variação para sudoeste no Extremo Oeste. No amanhecer, temperaturas mínimas em torno dos 5°C no Planalto Sul e entre 6 e 8°C no Meio-Oeste e Planalto Norte. Nas demais regiões do estado, mínimas entre 11 e 15°C. À tarde, máximas entre 11 e 14°C nos planaltos, de 19 a 21°C no Litoral e entre 15 e 18°C nas demais regiões. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às trovoadas.

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (01)

Sábado (01) o sistema de baixa pressão se afasta para o mar, estabilizando o tempo em boa parte do estado, com retorno do sol entre nuvens.  O Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul, permanecem com variação de nuvens e condições para chuva fraca e ocasional, devido ao deslocamento de umidade provocado pelo giro do sistema de baixa pressão no mar. Vento fraco de sudoeste a sul. Temperaturas mínimas entre 8 e 11°C no Meio-Oeste e planaltos e de 12 a 16°C nas demais regiões do estado. Com a maior presença de sol, as temperaturas máximas se elevam em relação aos dias anteriores, superando 20°C em todas as regiões e chegando aos 27°C no Litoral Norte. Não há risco para ocorrências associadas às condições de tempo.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (02) um sistema de alta pressão avança pelo Sul do Brasil, deixando o tempo estável em SC e com presença de sol em todas as regiões, porém com mais nuvens no Litoral e áreas próximas. A segunda-feira (03) começa com tempo estável em todas as regiões de SC, mas no decorrer da manhã a formação de um cavado (área alongada de baixa pressão), com eixo no centro do estado, favorece o aumento de nuvens e o retorno da chuva isolada para o Litoral e áreas próximas. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (29/09)

Na quinta-feira (29),  vento do quadrante sudeste/leste no Litoral fraco a moderado (entre 20 e 30km/h).

 

O mar fica pouco agitado em todo Litoral de SC, com ondas de sudeste entre 0,5 e 1,0m e picos máximos de 1,5m.