PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (28)

Quarta-feira (28) com variação de nuvens e chuva por alguns momentos no Litoral de SC, devido à circulação marítima. Do Extremo Oeste aos planaltos presença de muitas nuvens e condições para pancadas isoladas de chuva com algumas trovoadas a partir da tarde, devido a formação de um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai. Vento de sul a sudeste no Litoral com intensidade moderada (20 a 30km/h) e com rajadas (40 a 50km/h) entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. No restante do estado, vento de sudeste a leste, fraco a moderado e com rajadas em torno de 40km/h. As temperaturas máximas à tarde não sobem muito e variam entre 19 e 21°C no Litoral e Extremo Oeste, não passam dos 13 a 14°C nos planaltos e dos 17°C nas demais regiões. O risco para ocorrências associadas ao vento e a chuva é baixo.

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (29)

Na quinta-feira (29) o Litoral de SC continua sob influência da circulação marítima, que mantém a presença e variação de nuvens, assim como a ocorrência de chuva por alguns momentos. Nas demais regiões do estado, presença de nebulosidade e condições para pancadas de chuva e trovoadas, entre a tarde e a noite, no Extremo Oeste e Oeste, devido ao sistema de baixa pressão no sul do Paraguai. Vento do quadrante sudeste/leste no Litoral, com rajadas moderadas (entre 30 e 40km/h). Nas demais regiões, vento de nordeste a leste com rajadas mais intensas no Oeste, variando de 40 a 60km/h. As temperaturas diminuem e as mínimas ficam abaixo dos 5°C no Planalto Sul e entre 6 e 9°C no Meio-Oeste e Planalto Norte, com formação de geada.  À tarde, máximas entre 11 e 14°C nos planaltos e de 19 a 21°C nas demais regiões. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos ventos e às trovoadas. 

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (30)

Na sexta-feira (30), o sistema de baixa pressão, formado no sul do Paraguai, se desloca pelo RS estendendo a condição para pancadas de chuva e trovoadas do Extremo Oeste aos planaltos e no Litoral Sul, a partir da tarde. Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte a circulação marítima mantém a variação de nuvens e a chuva ocasional. Vento de leste/nordeste no Litoral com intensidade fraca a moderada. No restante do estado, vento de nordeste a noroeste fraco a moderado e com rajadas em torno de 40km/h. No amanhecer, novamente, as temperaturas mínimas ficam abaixo dos 5°C no Planalto Sul e entre 6 e 8°C no Meio-Oeste e Planalto Norte, com formação de geada. As máximas variam entre 11 e 14°C nos planaltos e de 19 a 21°C nas demais regiões. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às trovoadas.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (01), a instabilidade fica mais restrita ao centro leste do estado, ainda por influência do deslocamento de umidade do mar para o continente, que favorece a presença de nuvens e chuva de forma fraca e ocasional. No oeste do estado, presença de sol entre algumas nuvens.  No domingo (02), a instabilidade se afasta de SC, permitindo maiores aberturas de sol também no Litoral e áreas próximas, mas ainda permanece a chance de chuva fraca e isolada nos extremos do dia. Nas demais regiões, tempo estável com presença de sol e aumento de nuvens no final do dia.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (28/09)

Na quarta-feira (28), vento de sul a sudeste no Litoral com intensidade moderada (20 a 30km/h) e com rajadas (40 a 50km/h) entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.

 

A agitação marítima aumenta entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte com ondas de sul/sudeste entre 1,0 e 1,5m e picos de até 2,0m, seguindo a intensificação do vento. No Litoral Sul, mar pouco agitado, com ondas de sudeste a leste, com altura entre 0,5 e 1,0m e picos máximos de 1,5m.