PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (18/05)

Quarta-feira (18) marcada pela chance de chuva do Oeste a Grd. Florianópolis, que em localidades do Planalto Sul, Meio Oeste pode ser com características invernal (chuva congelada, neve), ventos fortes no centro-leste de SC (com direção de oeste passando para sudoeste/sul, ventos médios de 20 a 40 km/h, rajadas em torno de 65 km/h no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, de 60 a 90 km/h no leste do estado e, pontualmente, atingir valores próximo a acima de 100 km/h na Serra e Litoral Sul) e temperaturas baixas em boa parte de SC. À tarde, as temperaturas chegam aos 7°C no Planalto Sul, até 10°C no Grd. Oeste, Planalto Norte, 12°C no Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana, de 15°C a 19°C nas demais áreas. Isto se deve pela atuação da tempestade subtropical Yakecan (que se desloca pelo litoral do RS e SC) combinada a uma massa de ar frio, de origem polar. Assim, o risco de ocorrências é moderado a alto para o frio intenso, alto a muito para ventos intensos. No Planalto e Litoral Sul, regiões ainda sensíveis pela chuva do início do mês, e com a previsão de chuva isolada, o risco é baixo a moderado para ocorrências.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (19/05)

No decorrer da quinta-feira (19) a tempestade subtropical Yakecan se afasta do litoral catarinense, mas ainda ocasiona chuva isolada, ventos moderados e rajadas moderada a forte intensidade. No decorrer do dia predomina a atuação da massa de ar frio polar em SC. Há chance de chuva em localidades do Planalto e Litoral Sul, Grd. Florianópolis no começo do dia, ventos moderados (com direção sudoeste/sul, intensidade média de 20 a 45 km/h), rajadas moderadas a fortes na Serra, Litoral Sul, Grd. Florianópolis, Baixo/Médio Vale do Itajaí, Litoral Norte. No decorrer do dia os ventos perdem força. Em pontos da Serra, na madrugada, ainda há uma chance de chuva congelada e neve. No amanhecer, as temperaturas ficam perto de 0°C a negativas nos pontos mais altos da Serra, Meio Oeste, variam de 8°C a 14°C no litoral, Baixo Vale, de 2°C a 7°C em grande parte do estado. À tarde, as temperaturas chegam aos 10°C na Serra, 13°C no Grd. Oeste, 20°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale e variam de 15°C a 19°C nas demais áreas. O risco de ocorrências é moderado a alto para o frio intenso, alto a muito para ventos intensos.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (20/05)

Na sexta-feira (20) atuação de uma massa de ar frio, de origem polar, deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens em SC. Amanhecer com sensação de frio em boa parte do estado, com mínimas de -3°C a 3°C na Serra, Meio Oeste, de 1°C a 5°C no Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Grd. Fpolis. Serrana, 6°C a 13°C nas demais áreas. À tarde, as temperaturas sobem, e as máximas chegam aos 14°C no Planalto Sul, 20°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale e variam de 16°C a 19°C em boa parte do estado. Ventos com direção sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade (10 a 35 km/h). O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas ao frio intenso.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sábado (21) e domingo (22) serão dias de sol a poucas nuvens em SC por conta da atuação e deslocamento da massa de ar frio em direção ao oceano. As temperaturas, no amanhecer, ainda ficam baixas, principalmente no sábado, variando de 1°C a 4°C na porção central (com chance de registros negativos em algumas localidades), perto dos 6°C no Oeste, de 6°C a 13°C nas demais áreas. Nas tardes, gradativamente, as máximas voltam a subir e chegam, no domingo, aos 16°C na Serra, perto dos 21°C no Litoral Norte e Sul, variam de 17°C a 20°C em boa parte de SC.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (18/05)

O mar fica muito agitado a grosso, com risco de ressaca e ondas com direção sudoeste/sul no litoral catarinense. Altura de 2,0 m a 3,0 m (com picos chegando aos 5,0 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e de 1,5 m (com picos perto de 2,5 m) nas demais áreas litorâneas. Isto combinado com a maré de sizígia (provocada pela lua nova) favorece condições para alagamentos costeiros. O risco é moderado a muito alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima, ressaca e alto para os alagamentos costeiros.