Neste último domingo (24) ocorreu a VII Descida do Rio Itajaí que contou com a participação da Secretaria de Obras, Fundema, Samae, voluntários e agentes da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil e simpatizantes do meio ambiente.

A preparação para a descida começou às 07h05 com o descarregamento das embarcações, todas elas foram posicionadas para facilitar na hora da entrada dos participantes.

Durante a organização, também foram nomeados e distribuídos os coletes salva vidas para todos os inscritos.

Cada embarcação possuía em média 5 pessoas, para que se tornasse viável a participação de todos os inscritos.

Dentro de cada uma das embarcações havia uma pessoa com experiência para conduzi-las, para que os participantes que não sabiam remar, pudessem ter uma experiência completa durante a descida.

Às 07h45, após todos se posicionarem e entrarem nas embarcações, a descida em si teve início, partindo de um terreno baldio próximo à viva academia.

Após algumas horas de evento, os participantes se depararam com um animal preso ao leito do rio e pararam para retirá-lo de lá. Realizada a extração do animal, a descida seguiu o seu trajeto normalmente.

O evento teve a participação e o apoio de diversas entidades, dentre elas os Bombeiros, que estavam à disposição em eventuais acidentes.

Durante a descida o SAMAE prestou seu apoio coletando amostras de água para testes e análise e observando a condição do Rio.

Como meio de assistência aos participantes a FUNDEMA forneceu alimentos e água para manter a disposição de todos durante a descida.

O trajeto foi concluído às 11h05, chegando no ponto de final estabelecido (Extração de Areia Fantoni).

Logo após a conclusão do percurso, a Secretaria de Obras estava presente no local prestando suporte para extrair os materiais coletados e fornecendo ajuda para a retirada das embarcações do Rio Itajaí Mirim.

As embarcações utilizadas no evento foram então encaminhadas de volta à sede da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, tendo apoio do Samae que auxiliou no transporte das embarcações no fim do evento.

Por fim, às 11h50,  os participantes do evento foram encaminhados de volta ao ponto de inicial, concluindo assim mais uma Descida do Rio Itajaí Mirim.

As atividades foram oficialmente encerradas por volta das 13h após os funcionários da Defesa Civil retornarem à sede.

A descida teve como objetivo conscientizar toda a população brusquense a criar o hábito de realizar pequenas ações diárias com o objetivo contribuir com o meio ambiente, gerando grandes e positivos impactos para a nossa sociedade.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, que realizou o evento, contabilizou 53 participantes, tanto da comunidade brusquense quanto servidores públicos e entidades de outros municípios.