A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque, juntamente com a Fundação do Municipal do Meio Ambiente - FUNDEMA e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAMAE, realizará neste domingo (24) a VII Descida do Rio Itajaí Mirim que contará com a presença dos servidores da prefeitura de Brusque e da comunidade brusquense.

Durante todo o trajeto, os participantes irão analisar a condição das encostas e recolher entulhos ou materiais que estiverem presente no rio e nas margens.

De maneira a apoiar e otimizar a descida, estarão presentes entidades públicas, parceiros da Defesa Civil, voluntários e membros da comunidade interessados em participar.

A VII Descida do Rio Itajaí Mirim é uma realização da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, SAMAE e FUNDEMA.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil irá coordenar a descida, além de observar as encostas, analisar os possíveis riscos através das margens e averiguar se a vegetação oferece perigo para um momento de enchente.

A SAMAE irá exercer um papel importante durante toda a descida, observando a condição do Rio durante todo o trajeto e analisando se existem impurezas presentes na água.

Já a FUNDEMA dará prioridade à análise da vegetação nas encostas e à materiais presentes nas mesmas, que estiverem caídos no Rio.

Cada instituição terá seu papel durante o trajeto, contribuindo para que a preservação do Rio seja feita de maneira cuidadosa e para conscientizar a população sobre os riscos que podem existir em não cuidar de uma parte tão preciosa da nossa cidade.

O formulário de inscrição que foi disponibilizado na sexta feira (1) possui todas as especificações técnicas para que a descida seja realizada de maneira organizada, eficiente e segura.(Para acessar Clique Aqui!)

A descida que terá início às 7h, percorrerá um caminho de aproximadamente 8,5 Quilômetros. A saída será próxima da academia viva, na avenida Beira-Rio, onde as embarcações serão posicionadas um dia antes para receber os inscritos no domingo (24).

O término está previsto para acontecer aproximadamente às 12h e terá como ponto de chegada o terreno da Extração de Areias Fantoni, localizado na Rua Abraão de souza e Silva, Bairro Bateas, onde as embarcações serão recolhidas, os entulhos contabilizados e por fim o parecer da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil sobre a descida e a importância da preservação do nosso rio.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil deseja a todos uma boa descida.