Simulado da Defesa Civil no bairro Limoeiro reúne mais de 200 pessoas

Bairro de Itajaí é considerado de alto risco para deslizamentos. Pelo 199, população recebe atendimento inicial da Defesa Civil de Brusque, por conta do menor tempo/resposta.

O exercício simulado de preparação para deslizamento de solo realizado na tarde de sábado (21), no bairro Limoeiro, pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque, em parceria com a Defesa Civil de Itajaí, reuniu mais de 200 pessoas.

O exercício consistiu no treinamento e orientação da comunidade do bairro, que fica na divisa dos municípios de Itajaí e Brusque, bem como dos órgãos de resposta e apoio, diante de tragédias emergenciais relacionadas ou desencadeadas pelas chuvas. Foram desenvolvidas ações estratégicas de controle e gestão de desastres.

Durante a ação foi simulado um deslizamento de solo. Após a chegada da Defesa Civil foi disparado um alarme para a comunidade evacuar o local e seguir para o abrigo montado no Centro Comunitário da Capela São Sebastião, na rua Edmundo Leopoldo Merizio.

Em seguida, foi realizado o cadastramento dos desabrigados e constatado o desaparecimento de um morador. Com a chegada do SAMU e da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Brusque foram iniciadas as buscas com o cão farejador. O morador desaparecido foi localizado soterrado e resgatado com vida.

“Um dos objetivos do simulado foi buscar a sintonia e parceria entre a Defesa Civil de Brusque e Itajaí. Por ser uma área de alto risco de deslizamentos, localizada na divisa dos municípios, o bairro Limoeiro pertence a Itajaí, porém o número de  emergência (199) toca em Brusque, visto que o nosso tempo de resposta é muito mais rápido. A parceria é importante, pois o foco do nosso trabalho é a proteção da vida humana”, explica o diretor da Defesa Civil de Brusque, Carlos Alexandre Reis.

“A iniciativa busca a sintonia entre os órgãos que atuam em situação de crise, bem como a preparação da comunidade. Ações como estas são fundamentais para agirmos com assertividade”, acrescenta o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Carmo Dias.

Quem participou

Além da Defesa Civil dos dois municípios, outras entidades participaram e apoiaram o simulado. De Brusque, se envolveram na ação a 3° Companhia de Corpo de Bombeiros, por meio do cabo Bm de Souza e o cão de busca e resgate, Zaara, que atuaram na operação de Brumadinho. Também foi disponibilizada uma ambulância do Corpo Bombeiro e três veículos da Defesa Civil.

De Itajaí, o evento contou com apoio das secretarias de Agricultura e Expansão Urbana, Assistência Social, Saúde, Segurança Pública, Grupo de Resposta Voluntário (GRASC), Jepp Clube de Itajaí, Itajaí 4x4 Off Road e Associação de Moradores do bairro Limoeiro.