No dia em que se completam oito anos da última grande enchente em Brusque (09/09/2011), o secretário de Estado de Defesa Civil, João Batista Cordeiro Filho, esteve na cidade para conhecer como a Defesa Civil do município está equipada e todo o trabalho que vem sendo feito para conter a situação de possíveis cheias. Logo de cara, o secretário se dirigiu à nova sede, que foi construída no fim do ano passado justamente para melhorar as condições de trabalho dos profissionais do município. No local, Cordeiro foi recebido pelo diretor da Defesa Civil, Carlos Alexandre Reis, que explicou todo o trabalho que é desenvolvido, sobretudo por meio de um sistema interligado com informações de outros municípios. Depois, o secretário de Estado da Defesa Civil ainda esteve na sede do Executivo, onde foi recebido pelo prefeito Jonas Paegle e pelo vice Ari Vequi, que também abordaram como o trabalho voltado à contenção das cheias têm sido uma prioridade de governo, com destaque para a obra de prolongamento da margem esquerda da avenida Beira Rio, que terá papel fundamental para minimizar o impacto das chuvas no futuro.

O Corpo de Bombeiros de Brusque foi outro local visitado pelo secretário. “A gente vê, na história de Brusque, como houve evolução nessa questão das inundações. É possível identificar que Brusque está no caminho certo, fazendo obras e com ações preventivas, que vão permitir que, com investimento menor, do que o custo gasto com uma enchente ou inundação, se possa minimizar essas situações”, diz Cordeiro destaca todo o trabalho de parceria que a Defesa Civil Estadual tem com o município, principalmente nestes casos de calamidade, e elogia o trabalho feito em Brusque. Para ele, uma referência no estado. “A Defesa Civil de Brusque é um orgulho para os catarinenses. Já trabalhei aqui de 1997 a 2005 e naquela época já existia uma Defesa Civil, era junto com o Corpo de Bombeiros, e, agora, a gente vê a evolução, uma sede própria, as pessoas capacitadas, mapas de enchente, preocupação com planejamento e gestão de risco. Isso mostra uma evolução muito grande. Parabéns para a comunidade de Brusque”, comenta.

Barragem de Botuverá

O secretário da Defesa Civil também aproveitou a vinda a Brusque para fazer uma visita à Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) sobre projetos de prevenção contra as cheias do Vale do Rio Itajaí-Mirim. “Existem projetos que foram feitos pela Jica, começaram os estudos em 2009 e alguns já estão prontos, um deles é a barragem de Botuverá, uma barragem de múltiplo uso que não servirá somente para proteger contra as cheias, mas também para o fornecimento de energia elétrica e água para o consumo humano”, ressalta. “Neste local, já foram feitos estudos ambientais, projeto executivo, a comunidade tem uma boa aceitação, está bem encaminhado isso. Agora, conseguimos colocar esse ano no Plano Nacional de Segurança Hídrica”, comemora o secretário. “Existem quatro estruturas no Brasil, e a da região Sul e que tem mais importância para o país hoje é a Barragem de Botuverá. Estamos, agora, buscando recursos da União, no Ministério de Desenvolvimento Regional, já para o orçamento de 2020, para se começar essa obra”, finaliza.