Nos dias 17 e 18 de outubro será realizado no Teatro Unisociesc – Campus Marquês de Olinda, em Joinville (SC), das 8h às 18h, o primeiro Seminário Catarinense de Educação em Redução de Riscos e Desastres, que contará com apresentação do diretor da Defesa Civil de Brusque, Carlos Alexandre Reis.

Ele vai participar do painel III – Percepção de Risco na Comunidade Escolar, na quinta-feira (17), das 13h30 às 15h. Também compõem a apresentação Mário Coelho Freitas, da ABPRRD e Luciana Correia, da Defesa Civil de Blumenau. O painel será mediado por Sandra Marin, da Udesc.

A inclusão da gestão integral dos riscos e desastres nos centros educativos propõe à comunidade um novo olhar e prática sobre o seu território em todos os eixos de atuação: prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação. “O envolvimento do setor da educação na disseminação tanto da mudança de cultura, quanto da percepção de riscos nas comunidades é fundamental”, explica Reis, que apresentará o case Educar para Prevenir, desenvolvido em Brusque.

O I Seminário Catarinense de Educação em RRD, tem como objetivo incentivar a reflexão sobre a cultura de gestão integral de riscos e desastres em centros educativos: básicos, fundamental, médio e superior do território catarinense.

O evento é promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, Unisociesc, Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Regional de Defesa Civil de Joinville, SEPROT Joinville, Secretaria Municipal de Educação, Gerência Regional de Educação do Estado de SC, UFSC, OFDA e IFSC.

Projeto Educar para Prevenir

O Educar para Prevenir abrange as 26 escolas municipais de Brusque e beneficia além dos alunos, funcionários da comunidade escolar e população em geral. O objetivo é conscientizar as crianças sobre os riscos que os eventos adversos podem trazer ao município e a importância de educar para prevenção.

Durante o quarto e último encontro, os agentes realizam o Treinamento de Evacuação. “Elaboramos o projeto de Rota de Fuga baseado na realidade de cada Escola. Para isso, utilizamos o Projeto Arquitetônico. Esse exercício prático conta com a participação do Corpo de Bombeiros e com o apoio da Guarda de Trânsito”, explica o diretor da Defesa Civil, Carlos Alexandre Reis.

Nos três primeiros encontros são apresentados os Conceitos e a História de Defesa Civil, abordados Eventos Adversos – enxurrada, enchente, granizo, vendaval e deslizamento – e trabalhadas as áreas de risco.

Mais informações sobre o Seminário e inscrições, acesse https://www.udesc.br/cct/scerrd