Para auxiliar as pessoas interessadas em comprar terrenos em Brusque, a prefeitura municipal está lançando a ação: “Antes de Comprar Verifique”. O objetivo é que se verifique as condições legais do terreno antes da comprar, para que a pessoa possa ter segurança na aquisição do local, não tendo problemas futuros.

A diretora do parcelamento do solo do Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan), Heloisa Almeida, explicou a importância da ação. “Toda forma de parcelamento do solo, seja por loteamento, desmembramento ou condomínio, atende uma legislação. O ideal é que as pessoas antes de fecharem os negócios de contrato e tudo mais procurem a prefeitura, para verificar se este imóvel tem condições de ser parcelado futuramente, ou se já está regularizado, junto a um processo de loteamento ou condomínio,” destacou.

Almeida falou ainda sobre o procedimento para a verificação. “O ideal é que venha com informações referentes ao imóvel, pode ser o nome do proprietário, uma matrícula do terreno total, ainda antes de parcelar, ou endereço completo. A solicitação pode ser através do telefone ou presencialmente. Vamos verificar as informações e passar o conhecimento que a gente tem aqui de parcelamento, se vai ser possível realizar esse processo para que futuramente eles possam ter uma escritura, que esse é o objetivo final, que a pessoa possa ter seu terreno legalizado sem problemas futuros,” disse.

Viabilidade de Construção
Além da verificação da legalidade em relação ao terreno, outro fator importante, que as pessoas devem solicitar informação, é sobre a viabilidade de construção, que serve para orientar se a construção desejada pode ser executada no local, para esse serviço é necessário a matrícula do terreno ou documento legal dele. A solicitação pode ser feita pessoalmente no Ibplan ou pelo site: brusque.atende.net

A diretora reiterou a importância da verificação. “O ideal é que a pessoa sempre venha aqui pegar a informação para evitar surpresas futuras, porque muitas vezes fecha um negócio com a ideia de que vai poder fazer a legalização e futuramente acaba não conseguindo, até realizar o sonho de casa própria e tudo mais, porque a legislação não permite essa legalização. O IBPLAN está aqui de portas abertas para receber quem quiser tirar dúvidas referentes a isso,” falou.

Regularidade de terrenos
Procurar o Ibplan na prefeitura de Brusque ou por telefone;
Contato: 3251-1833 (Ibplan)
Documentação: pode ser o nome do proprietário, uma matrícula do terreno total, ainda antes de parcelar, ou endereço completo.

Viabilidade de Construção
Procurar o Ibplan na prefeitura de Brusque ou o site: brusque.atende.net
Documentação: matrícula do imóvel