O prefeito de Brusque, Jonas Paegle, e o vice, Ari Vequi, se reuniram na noite dessa terça-feira (30) na Defesa Civil de Brusque para avaliarem o impacto do ciclone extratropical que gerou estragos em Brusque durante o dia. Uma pessoa que trafegava pela ponte pênsil do Limoeiro está desaparecida.

Também estiveram presentes, o Diretor da Defesa Civil, André Cristiano Archer, o coordenador Edevilson Cugik, o agente Filipi Orthman Lídio, além do diretor de Trânsito e Mobilidade, Renato Bianchi e o diretor-geral de Gabinete, Dirceu Marchiori.

O prefeito de Brusque, Jonas Paegle, comenta que a Defesa Civil estava em alerta desde a segunda-feira, quando emitiu o primeiro aviso sobre a possibilidade do ciclone. Ele observa que o impacto das rajadas de vento foram intensos, gerando diversas ocorrências em todo o município. “O nosso foco agora é avaliar os impactos para restabelecer a normalidade o mais rápido possível”, diz ele, ao destacar que a Defesa Civil estará de plantão permanente para acompanhar a evolução do ciclone, que pode ser ainda mais intenso nessa quarta (1), conforme previsão da Defesa Civil Estadual. “É uma previsão para a região, não necessariamente pode ter tanto impacto em Brusque, mas temos que ficar atentos e sempre em alerta”, diz ele.

O vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, comenta que a Secretaria de Obras já está trabalhando para retirada de galhos, outdoors, bem como em outras ocorrências identificadas pela Defesa Civil. Um dos pontos atingidos foi o terminal urbano, que foi destelhado pelas rajadas de vento. “Paralelamente, a Setram, em parceria com a GTB, se organiza para coordenação do trânsito, já que muitas placas e semáforos ficaram comprometidos em função do ciclone”. Vequi ainda ressalta que uma pessoa precisou sair de sua residência por motivo de destelhamento. “As ocorrências são diversas e por isso estamos trabalhando em sincronia para minimizar esses impactos e pedindo a população que tome os cuidados necessários, já que podemos voltar a ter a incidência destes ventos fortes nesta quarta-feira”, alerta.

Balanço das ocorrências

A Defesa Civil municipal registrou ocorrência em vários bairros de Brusque durante a tarde dessa terça-feira. Conforme destaca o coordenador Edvilson Cugik, foram 28 destelhamentos e dezenas de quedas de árvores e outdoors. Foram mais de 1.380 metros quadrados de lona utilizadas.

Os bairros mais afetados foram Souza Cruz, São Pedro e Bateas, com registros significativos, também, no Centro da cidade. Veja o relatório completo abaixo.

Resumo das ocorrências

Destelhamento: 28
Quedas de Árvores: 17
*Lona Preta: 1.380 metros quadrados utilizados*

Azambuja

4 destelhamentos

Centro I

Queda de árvore em dois veículos automotores

Souza Cruz

6 destelhamentos

Uma queda de muro/parede de residência

*Uma família foi retirada para pernoitar no vizinho em razão de sua residência ter sido destelhada parcialmente.

Centro II

Dois destelhamentos

Duas quedas de árvores

Uma queda de outdoor