O prefeito de Brusque, Jonas Paegle, e o vice, Ari Vequi, se reuniram na noite dessa terça-feira (30) na Defesa Civil de Brusque para avaliarem o impacto do ciclone extratropical que gerou estragos em Brusque durante o dia. Uma pessoa que trafegava pela ponte pênsil do Limoeiro está desaparecida.

Também estiveram presentes, o Diretor da Defesa Civil, André Cristiano Archer, o coordenador Edevilson Cugik, o agente Filipi Orthman Lídio, além do diretor de Trânsito e Mobilidade, Renato Bianchi e o diretor-geral de Gabinete, Dirceu Marchiori.

O prefeito de Brusque, Jonas Paegle, comenta que a Defesa Civil estava em alerta desde a segunda-feira, quando emitiu o primeiro aviso sobre a possibilidade do ciclone. Ele observa que o impacto das rajadas de vento foram intensos, gerando diversas ocorrências em todo o município. “O nosso foco agora é avaliar os impactos para restabelecer a normalidade o mais rápido possível”, diz ele, ao destacar que a Defesa Civil estará de plantão permanente para acompanhar a evolução do ciclone, que pode ser ainda mais intenso nessa quarta (1), conforme previsão da Defesa Civil Estadual. “É uma previsão para a região, não necessariamente pode ter tanto impacto em Brusque, mas temos que ficar atentos e sempre em alerta”, diz ele.

O vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, comenta que a Secretaria de Obras já está trabalhando para retirada de galhos, outdoors, bem como em outras ocorrências identificadas pela Defesa Civil. Um dos pontos atingidos foi o terminal urbano, que foi destelhado pelas rajadas de vento. “Paralelamente, a Setram, em parceria com a GTB, se organiza para coordenação do trânsito, já que muitas placas e semáforos ficaram comprometidos em função do ciclone”. Vequi ainda ressalta que uma pessoa precisou sair de sua residência por motivo de destelhamento. “As ocorrências são diversas e por isso estamos trabalhando em sincronia para minimizar esses impactos e pedindo a população que tome os cuidados necessários, já que podemos voltar a ter a incidência destes ventos fortes nesta quarta-feira”, alerta.

Balanço das ocorrências

A Defesa Civil municipal registrou ocorrência em vários bairros de Brusque durante a tarde dessa terça-feira. Conforme destaca o coordenador Edvilson Cugik, foram 28 destelhamentos e dezenas de quedas de árvores e outdoors. Foram mais de 1.380 metros quadrados de lona utilizadas.

Os bairros mais afetados foram Souza Cruz, São Pedro e Bateas, com registros significativos, também, no Centro da cidade. Veja o relatório completo abaixo.

Resumo das ocorrências

Destelhamento: 28
Quedas de Árvores: 17
*Lona Preta: 1.380 metros quadrados utilizados*

Azambuja

4 destelhamentos

Centro I

Queda de árvore em dois veículos automotores

Souza Cruz

6 destelhamentos

Uma queda de muro/parede de residência

*Uma família foi retirada para pernoitar no vizinho em razão de sua residência ter sido destelhada parcialmente.

Centro II

Dois destelhamentos

Duas quedas de árvores

Uma queda de outdoor

São Pedro

6 destelhamentos

3 quedas de árvores

Bateas

5 destelhamentos

6 quedas de árvores em via pública

Uma queda de árvore sobre a “rede elétrica”

São Pedro

Uma queda de árvore

Santa Terezinha

Uma queda de outdoor

Bateas

Um destelhamento

Planalto

Um destelhamento

Santa Rita

Dois destelhamentos

Limeira

Um destelhamento

Contatos de emergência

Defesa Civil – 199 (Plantão 3396-7413 – 9 8873-1843)
Corpo de Bombeiros de Brusque – 193
Samu – 192
Emergência Celesc – 0800-480-196