Em comemoração a semana da água, no domingo (27/03) a Defesa Civil de Brusque junto a Fundema e ao Samae, com apoio da secretaria de Obras, Guarda de Trânsito de Brusque – GTB, da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) e da Secretaria Municipal de Educação, realizaram a nona edição da descida do Rio Itajaí-Mirim.

O evento contou com a participação especial do Grupo de Escoteiros de Brusque, que realizou a descida com embarcações confeccionadas pelos próprios participantes. Também contou com a participação e apoio do Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBR e do Comitê de Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Brusque, além disso o evento obteve grande presença da comunidade tanto em água quanto auxiliando na limpeza das margens do rio.

O percurso de aproximadamente 4 Km, da ponte do bairro Guarani até o bairro santa Terezinha, no final da Beira Rio nova, teve o auxílio de drone monitorado pela Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom). Além disso, os participantes tiveram orientações de segurança pela equipe da Defesa Civil e distribuição de um delicioso café organizado pela FUNDEMA com o apoio do Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBR.

Para a comodidade e segurança, os participantes puderam deixar seus carros no ponto de partida, descer o rio e retornar ao início do trajeto com o auxílio do ônibus disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo da ação foi conscientizar a população diante da importância do nosso rio e da vida aquática ali existente, além de chamar a atenção para as mudanças climáticas globais. Esta descida representa ainda a promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Atendendo às metas do ODS 6 – água potável e saneamento–, ODS 12 – consumo e produção responsável–, ODS 13 – ação climática – e ODS 15 – vida terrestre.

Ao longo do percurso foram coletadas garrafas pet, sacolas plásticas, lonas e embalagens, dentre outros utensílios que demonstram o descarte incorreto feito pelo homem à natureza. Vale ressaltar que para tornar possível cumprir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) cabe a cada um de nós o papel de cuidar do meio ambiente através de pequenos gestos e responsabilidades.