O Governo do Estado de Santa Catarina publicou na segunda-feira (5), a homologação do decreto municipal de situação de emergência 8.943 de 10 de junho. Este reconhecimento do decreto possibilita que Brusque solicite recursos para ação de emergência via governo estadual.

Por meio do Decreto Estadual 1.359/2021 fica homologado por 180 dias a situação de emergência nível 2, em Brusque, como explica o chefe de Vistorias e Fiscalização, Edevilson Cugiki: “Este é um trâmite um pouco lento devido a toda documentação necessária. Mas agora poderemos solicitar recursos em nível estadual, para as ações que se fazem necessárias na cidade”.

Cugiki esclarece ainda, que paralelamente, está em análise no Governo Federal, o mesmo processo. “Em poucos dias deve ser publicada nossa portaria e então poderemos efetivar as solicitações de recursos emergenciais também em nível federal”, pontua.

Chuvas causaram mais de cem ocorrências

Após as chuvas que atingiram Brusque nos dias 9 e 10 de junho, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do município registrou 118 ocorências. Foram registrados: 68 alagamentos em residência nos bairros Limeira e Poço Fundo, 25 alagamentos em via pública (Limeira e Primeiro de Maio), um deslizamento em via pública (Limeira), 13 deslizamentos em residência (Paquetá e Limeira), duas ocorrências de Erosão Fluvial (Limeira Alta), quatro quedas de muro (Volta Grande e Limeira Alta), uma queda de telhado (Planalto), três quedas ou risco de queda de ponte (Guarani e Limeira) e um rompimento de tubulação (São Luiz).

O maior volume de ocorrências foi registrado na região do bairro Limeira, onde choveu 96,9 milímetros em 24 horas. Ao todo 276 pessoas ficaram desalojadas.