A Defesa Civil de Brusque registrou até às 22h desta terça-feira (23), cinco ocorrências de destelhamento de residências. De acordo com o órgão, por conta das fortes rajadas de vento, duas famílias foram desalojadas e encaminhadas para casas de familiares. As demais construções foram atingidas em partes e os moradores permanecem no local. Os estragos ocorreram nos bairros Santa Rita, Azambuja e Paquetá. 

Os Centros de Educação Infantil Tia Lisa, no bairro São Pedro, Noemia Fialho II, no Centro, e Sophia Duebila, no Santa Rita, também sofreram com a intempérie. Como nos locais ainda não há aula, os serviços não serão afetados. 

Além do número das ocorrências de destelhamento, vários locais da cidade foram atingidos por quedas de árvores e placas. Em muitos bairros o fornecimento de energia elétrica foi afetado e o fluxo de veículos comprometido. Ainda durante a noite, equipes da Secretaria de Obras farão emergencialmente a desobstrução e sinalização das vias. 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Edevilson Paulino Cugiki, o maior número de ocorrências se refere às quedas de árvores e placas. “Estamos ainda contabilizando os incidentes e monitorando algumas situações específicas. Os cidadãos que precisarem podem entrar em contato com a Defesa Civil por meio do telefone 199”. 

Olga Luisa dos Santos/Secom