A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque realizou no final da tarde de terça-feira (3), no Complexo do Sesi, o Teste de Aptidão Física (TAF) com os inscritos para a formação de Voluntários da Defesa Civil (AVDC 2020).

O teste é eliminatório e classifica candidatos para a realização do curso, que inicia em 17 de março. Para conquistar uma vaga, os inscritos fizeram uma prova de corrida com 1,4 mil metros em 12 minutos, 15 abdominais e o mesmo número de flexões de braço, em um minuto cada, e um salto parado de 1,4 metro.

“A avaliação é a mesma para homens e mulheres, visto que teste foi reduzido, em comparação ao que é utilizado por outros órgãos. Aplicamos a metade do TAF”, explica o diretor da Defesa Civil, Carlos Alexandre Reis.

Formação

O objetivo da formação é justamente capacitar os participantes para agir em situações de eventos adversos, atuando junto aos agentes do município em respostas à comunidade, evitando e minimizando situações adversas. Após formados, eles precisam cumprir o mínimo de 24 horas de serviço voluntário semestral.

A parte teórica do curso será realizada na sede da Defesa Civil de Brusque, com encontros semanais nas terças-feiras e sábados.

Está prevista a realização de palestra sobre produtos perigosos (agente Fábio da coordenadoria de Itajaí) e primeiros socorros (Cabo BM Fabrício da Costa Lopes – Coordenador Regional da Defesa Civil.). Além de formação com o psicólogo Jones Dias e com o geólogo Juarez Aumond.

Confira a lista de classificados

Adriano Luiz dos Santos
Alessandra Hodecker Dietrich