O Governo do Estado realiza durante esta semana o Simulado Integrado de Resposta a Desastres em Blumenau, Pomerode, Gaspar e Itajaí. Integram o exercício a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, defesas civis municipais e Samu. O principal objetivo é a capacitação dos profissionais e a integração das mais diferentes esferas do governo.

O diretor da Defesa Civil de Brusque, Carlos Alexandre Reis, participou da ação na terça-feira (15), em Blumenau. “Nosso objetivo é trazer uma visão mais ampla de como agir em situação de risco e trabalhar de forma integradas com outros órgãos de segurança, como Polícia Militar, Civil, Exército”.

Santa Catarina é o Estado que apresenta a maior variação climática do país, com um histórico de ocorrências que demonstra que os catarinenses precisam estar preparados. Durante o exercício foi colocado em atividade e testado na prática o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (Cigerd), onde todos os órgãos públicos do Estado e federais estão representados, unificando as ações e resultando em uma resposta mais rápida à população.

A operação também conta com a atuação de todos os integrantes dos Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), acionados nas cidades-sede.

*Com informações do Governo do Estado de Santa Catarina