A Defesa Civil de Brusque emitiu, no início da noite deste sábado (12), um balanço das ocorrências registradas após as chuvas desta tarde em Brusque e região.
Conforme a Coordenaria de Proteção e Defesa Civil de Brusque, foram seis ocorrências, em cinco bairros da cidade. Duas delas ocorreram no São João. As demais no Steffen, Santa Rita, Paquetá e Águas Claras.
O diretor da Defesa Civil, André Cristiano Archer, ressalta que assim que recebeu o alerta da Defesa Civil Estadual, a Defesa Civil de Brusque emitiu, às 15h12, em suas redes sociais, atenção para a possibilidade de temporal com descargas elétricas, rajadas de vento, granizo e alagamentos pontuais.
O local com a maior quantidade de chuva acumulada foi o Cedro Alto, com 71,8 milímetros registrados, seguido pelo Zantão e Bateas, com 58 e 53,7 milímetros, respectivamente.
Archer destaca que os pontos de alagamentos registrados no órgão foram: bairros Primeiro de Maio, Santa Rita, Santa Terezinha, Santa Luzia e Centro.
Ele pede atenção da população que reside em áreas de risco devido a quantidade significativa de chuva registrada. “É preciso ter atenção com deslizamentos, uma vez que o centro nacional de alerta de desastres naturais- CEMADEN, emitiu alerta com risco moderado para o município após as chuvas”, observa.
Entre as recomendações, a Defesa Civil orienta para que as pessoas fiquem atentas à inclinação de poste e árvores; aparecimento de rachaduras em muros e paredes, bem como qualquer movimento de terra ou rochas próximo a residência. “Caso ocorra qualquer situação adversa a comunidade pode utilizar o número 199 que é o telefone de emergência”, finaliza o diretor.
Conforme Sistema Municipal de Telemetria da Defesa Civil de Brusque os acumulados de chuva atingiram os seguintes volumes.
Bairro Volume em Milímetros:
Cedro Alto 71,8
Zantão 58