Na sexta-feira (26) será realizada uma blitz educativa de Produtos Perigosos (PP) pela Defesa Civil de Brusque. A ação contará com o apoio da Secretaria de Trânsito, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema).


Sobre a blitz...


“O objetivo da blitz é conscientizar empresários e motoristas de caminhão sobre os perigos e cuidados que se deve ter ao armazenar e transportar Produtos Perigosos em vias públicas. Brusque possui cerca de 80 empresas que trabalham com esse tipo de produto”, detalha o diretor da Defesa Civil, Carlos Alexandre Reis.


Formação


Antes de realizar a blitz, agentes da Defesa Civil participaram de diversas capacitações sobre Operações de Produtos Perigosos (PP). A programação realizada em março teve início com o acompanhamento de operações da Defesa Civil de Itajaí (SC), hoje referência em PP no Estado.  Somente na central do Porto de Itajaí foram três dias de aulas teóricas e dois dias de aulas práticas.


Os agentes também participaram da XXV Cooperaportos, na qual trocaram conhecimentos sobre a fiscalização de transporte de Produtos Perigosos, técnicas de resposta a vazamento de óleo em corpos hídricos, integração dos planos de emergência, entre outros temas.


São considerados perigosos, os produtos inflamáveis como gasolina ou até mesmo uma grande carga de aerossol.