Nesta quinta-feira (17) iniciou  o primeiro Seminário Catarinense de Educação em Redução de Riscos e Desastres, no Teatro Unisociesc - Campus Marquês de Olinda, em Joinville (SC). O evento, que segue até sexta-feira (18), contou com apresentação do diretor da Defesa Civil de Brusque, Carlos Alexandre Reis, sobre o case brusquense “Educar para Prevenir”. 

A apresentação foi realizada no Painel III - Percepção de Risco na Comunidade Escolar, juntamente com Mário Coelho Freitas, da ABPRRD e Luciana Correia, da Defesa Civil de Blumenau (SC). A mediação ficou a cargo de Sandra Marin, da Udesc. 

“Tivemos uma boa aceitação do projeto, que tanto nos orgulha. Vamos disponibilizar a nossa apresentação a todos os participantes, e, com certeza, ele será bem utilizado e vai inspirar ações semelhantes em outros municípios catarinenses”, comenta Reis. 

O seminário tem como objetivo incentivar a reflexão sobre a cultura de gestão integral de riscos e desastres em centros educativos: básicos, fundamental, médio e superior em todo o Estado.

O evento é promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, Unisociesc, Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Regional de Defesa Civil de Joinville, SEPROT Joinville, Secretaria Municipal de Educação, Gerência Regional de Educação do Estado de SC, UFSC, OFDA e IFSC. 

Case brusquense 

O Educar para Prevenir abrange as 26 escolas municipais de Brusque. O objetivo da ação é conscientizar as crianças sobre os riscos que os eventos adversos podem trazer ao município e a importância de educar para prevenção. 

Ao todo são quatro encontros. Nos três primeiros são apresentados os conceitos e a história de Defesa Civil, abordados eventos adversos - enxurrada, enchente, granizo, vendaval e deslizamento - e trabalhadas as áreas de risco. 

No quarto e último encontro, os agentes realizam um treinamento de evacuação, com base em uma rota de fuga baseada na realidade de cada Escola. O exercício conta com a participação do Corpo de Bombeiros e com o apoio da Guarda de Trânsito.