A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque, em parceria com a Defesa Civil de Itajaí, realiza no bairro Limoeiro um exercício simulado de preparação para deslizamento de solo. A ação conta com apoio do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O evento é destinado às famílias moradoras do bairro e será realizado em dois momentos. O primeiro encontro será na quarta-feira (18), às 19h, no Centro Comunitário da Capela São Sebastião, localizado na rua Edmundo Leopoldo Merizio, s/n°. O objetivo é passar instruções sobre o simulado e também apresentar à comunidade o Plano de Ação Emergencial (PAE).

O segundo encontro será realizado no sábado (21) com o Exercício Simulado de Preparação para Desastres – Prevenir e Preparar é o Melhor Caminho. O simulado em si acontecerá em diversas ruas, na localidade conhecida como Sorocaba, mas o ponto de encontro é também no Centro Comunitário da Capela São Sebastião, às 13h.

“Vamos fazer o simulado como se realmente tivesse ocorrido um deslizamento. Uma pessoa atuará como se estivesse soterrada. O Corpo de Bombeiros participará com a cachorra Zara do salvamento. Essa ação demonstra o trabalho conjunto realizado pela Defesa Civil de Brusque e Itajaí” explica o diretor Carlos Alexandre Reis.

De acordo com ele, o exercício consiste no treinamento e orientação da comunidade do bairro Limoeiro e dos órgãos de resposta e apoio frente às tragédias emergenciais relacionadas ou desencadeadas pelas chuvas, a partir do desenvolvimento de ações estratégicas de controle e gestão em casos de desastres. “É muito importante que a comunidade saiba como agir em situações como esta. Por isso, contamos com a participação dos moradores desta localidade”, destaca.