No ano de 2018, dez anos depois do grande desastre que atingiu o município de Brusque, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil dará início ao “Mês de Reflexões Históricas sobre os 10 anos pós catástrofe de 2008 no Vale”.


Uma das ações que compõe o  Mês de Reflexões são os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) que já começaram suas atividades contemplando os Bairros Águas Claras, Limeira e Dom Joaquim levando até as comunidades noções sobre eventos adversos, áreas de risco e o trabalho da Defesa Civil. Os NUPDECs também auxiliam a Defesa Civil em momentos de eventos adversos através da participação permanente de todos envolvidos neste núcleo.


Outra iniciativa que será realizada pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Brusque é as simulações de incêndio e evacuação em quinze escolas municipais.Tendo início no 19/10.


Além de conscientizar a nova geração sobre a importância da prevenção em relação aos desastres e áreas de risco, as ações do mês de reflexão tem como foco homenagear os atingidos pela grande catástrofe de 2008.


Por meio de reforçar as noções sobre eventos adversos e climáticos, no dia 22/10 às 19h, o auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC) receberá o Doutor e Professor José Juarês Aumond que realizará um seminário aberto à comunidade.


Fechando o Mês de Reflexões, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil realizará no dia 21/11 às 19h um seminário sobre os 10 anos pós catástrofe de 2008. O seminário contará com relatos da época, noções sobre os eventos adversos, homenagem aos atingidos e busca reforçar a importância da consciência ambiental e social na sociedade. Não podemos mudar o passado, mas podemos prevenir o futuro.


Segue Calendário:


Reimplantação dos NUPDECs:

Dom Joaquim - Paróquia Santa Catarina - 17/10 às 19h

Águas Claras - Igreja São Judas Tadeu - 18/10 e 08/11 às 19h

Limeira – Escola Alexandre Merico - 19/10 e 19/11 às 19h


Simulações de Evacuação

Início: E.E.F. Pe. Vendelino Wiemes - 19/10 às 10h e às 13h

Término: E.E.F. Prof. José Vieira Cortê - 13/11 às 10h e às 13h


Seminário sobre Eventos Climáticos e os Desastres - 22/10 às 19h

Local: Instituto Federal Catarinense (IFC) -

Palestrante: Doutor e Professor José Juarês Aumond



Seminário dos Dez anos Pós Desastre de 2008 - 21/11 às 19h

Local: Câmara de Vereadores de Brusque

Palestrante: Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil