Durante os meses de Outubro e Novembro de 2018, foram realizadas simulações de incêndio em 14 escolas do município de Brusque por meio de uma iniciativa da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Brusque.

Estas simulações ocorreram paralelo ao "Projeto Educar para Prevenir" e tiveram como objetivo fazer com que os alunos e servidores das unidades escolares criassem uma consciência sobre os riscos presentes durante um incêndio e para que os mesmos possam agir diante desta situação.

Com a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Brusque a simulação se tornou mais dinâmica, fazendo com que as crianças voltassem sua atenção para eles, o que culminou num maior engajamento entre escola e entidade militar.

Através destas simulações buscou-se também fazer com que as crianças se tornem multiplicadores das ações da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil e reforçar iniciativas que contribuam para uma boa relação entre futuros adultos, sociedade e membros das iniciativas públicas e privadas.