DOMINGO (02)

Um sistema de alta pressão atmosférica associado a uma massa de ar mais frio e seco mantém o tempo firme em toda Santa Catarina neste domingo (02). No amanhecer, a sensação é de frio em boa parte do estado, com chance de geada em pontos da serra e do Meio-Oeste, onde as temperaturas mínimas ficam abaixo dos 5°C. À tarde, com a presença do sol, as máximas variam entre 26°C e 29°C no Grande Oeste e Litoral Norte e oscilam entre 20°C e 24°C nas demais regiões. Os ventos enfraquecem e passam a sopram de quadrante leste no interior do estado, enquanto no litoral seguem soprando de sul/sudoeste. O mar permanece muito agitado no  Litoral Sul, com ondas de sul a sudeste, entre 2,0m e 3,0m e picos de 3,5m. O risco é moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima e ressaca.

SEGUNDA-FEIRA (03)

Uma área de alta pressão atmosférica segue mantendo o tempo firme em Santa Catarina na segunda-feira (03). Os ventos passam a soprar de quadrante norte, trazendo calor e umidade e assim provocando o aumento das temperaturas e favorecendo a formação de algumas nuvens ao longo do dia. No amanhecer, as temperaturas variam entre 06°C e 09°C nas áreas mais elevadas do estado e entre 12°C e 14°C no oeste e Litoral Sul. As temperaturas máximas voltam a se elevar em todo o estado, especialmente na porção oeste, onde as máximas chegam aos 33°C. No Planalto Sul, as máximas ficam na casa dos 23°C e nas demais regiões variam entre 26°C e 28°C. Não há risco de ocorrências associadas às condições do tempo.

TERÇA-FEIRA (04)

Na terça-feira (04), o tempo segue firme no estado, mas uma frente fria que se aproxima pelo oceano provoca o aumento de nebulosidade e traz condição para chuvas fracas no sul catarinense entre a tarde e a noite. Não há risco de ocorrências associadas associadas a esta condição. As temperaturas mínimas variam entre 09°C e 15°C nas áreas mais elevadas do estado, enquanto que nas demais regiões ficam entre 16°C e 21°C. No período da tarde, as máximas chegam aos 33°C no Extremo Oeste e variam entre 28°C e 30°C no litoral e Vale do Itajaí. Os ventos sopram com intensidade fraca, de quadrante oeste e virando de sul nas áreas de divisa com a aproximação da frente fria. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a quarta (05) e a quinta-feira (06), as instabilidades associadas a frente fria oceânica se juntam a áreas de baixa pressão no Paraguai, canalizando a umidade e calor da região amazônica e provocando chuva com temporais em todo o estado.