Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da DC e Alertas via SMS.

 

diario.png

 

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA

Baixa umidade relativa do ar

Início: 09/07/2019 às 21h00
Fim: 10/07/2019 às 23h59

Regiões: Extremo Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul

Previsão: Presença de um sistema de alta pressão que mantém o tempo seco, levando a baixa umidade relativa do ar, principalmente para as regiões do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Serão observados os menores valores de umidade relativa no período da tarde devido ao aumento da temperatura.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Umidade baixa: Evitar atividades físicas no período entre as 12h e 15h. Ingerir bastante líquidos, frutas e vegetais, mantendo-se hidratado. Umedecer o ar das casas, deixando vasilhas, toalhas ou roupas úmidas em alguns cômodos. Limpar os olhos com algodão e água esterilizados para evitar irritações, conjuntivites e outros problemas oculares.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (09/07)

TEMPERATURAS SOBEM AOS POUCOS

Terça-feira (09) ainda amanhece fria em Santa Catarina, com predomínio de sol e tempo firme em todas as regiões. Em relação aos últimos dias, a massa de ar polar enfraquece, se distanciando para o oceano. Os ventos começam a soprar do quadrante norte, com intensidade fraca, elevando aos poucos a temperatura.

Nesta quarta-feira (10) e quinta-feira (11), o tempo permanece firme, o sol predomina e há pouca variação de nebulosidade. Durante as primeiras horas da manhã, a sensação ainda é de frio, porém mais ameno que nos dias anteriores. Os ventos permanecem soprando de quadrante norte, com intensidade fraca a moderada.

A tendência é de tempo firme até o final da semana, com temperaturas em gradual elevação em todo o estado de Santa Catarina.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

 
 
defesa civil

DEFESA CIVIL DE SANTA CATARINA

 
AVISOS ANTERIORES

 

AVISO METEOROLÓGICO

FRIO INTENSO PERSISTE NO FINAL DE SEMANA

Início: 06/07/2019 às 09h00.

Fim: Frio se estende até domingo (07), perdendo força na segunda-feira (08).

Regiões: Todas.

Previsão: Intensa massa de ar polar mantém as temperaturas baixas no decorrer deste final de semana. Neste período, as temperaturas mínimas ficam próximas a 0°C, com extremos de -5°C nas áreas mais elevadas. Há condições para formação de geada ampla nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Grande Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí.

Nas regiões do Litoral Sul, Grande Florianópolis Litorânea, Baixo/Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, as temperaturas mínimas ficam entre 0 a 10°C, com condições para geada apenas de forma pontual.

Nas rodovias serranas, as condições são favoráveis para formação de gelo na pista nas horas mais frias do dia.

A sensação térmica fica entre -2 à -10°C em grande parte do estado durante o amanhecer em áreas mais elevadas, com extremos nas regiões do Planalto Sul e Meio Oeste

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Gelo na pista: cuidado ao trafegar em rodovias nas áreas serranas, evite acelerar e desacelerar bruscamente, mantenha uma distância segura do carro a sua frente e tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios.

ATENÇÃO MARÍTIMA

Alagamentos costeiros associados a maré alta

Início: 06/07/2019 às 14h00
Fim: 06/07/2019 às 23h59

Regiões: Litoral SC, principalmente para Florianópolis e Litoral Norte

Previsão: Risco de alagamentos associados a maré astronômica (fase nova da lua) e maré meteorológica (ciclone extratropical próximo a costa do RS e anticiclone no continente) nas regiões costeiras do estado de SC. O pico da maré deve ser mais alto do que o observado nos dias anteriores.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

ATENÇÃO METEOROLÓGICA

Rajadas de vento de intensidade moderada a forte

Início: 05/07/2019 às 21h00

Fim: 06/07/2019 às 21h00

Região: Litoral Sul e Litoral Norte

Previsão: Rajadas de vento da ordem de 70 a 90 km/h para o Litoral Sul e Norte, a partir da noite de sexta-feira, associadas a atuação de um ciclone extratropical na costa gaúcha. Em mar, essas rajadas podem ultrapassar 100km/h (ver nota de observação marítima).

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Mar agitado: perigo a navegação e às atividades marítimas, proteger embarcações e apetrechos de pesca.

____________________________________________________

ATUALIZAÇÃO OBSERVAÇÃO MARÍTIMA 1

Mar agitado e Ressaca

Início: 06/07/2019 às 15h00

Fim: 06/07/2019 às 23h59

Regiões: Litoral Sul de SC a Florianópolis

Previsão: Mar agitado e possibilidade de ressaca para o Litoral Sul e Florianópolis com ondas de direção variando de sudoeste/sul e altura com picos de 2,5 a 3 metros.

Sistema: Ciclone Extratropical no Oceano Atlântico próximo a costa do estado gaúcho.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

____________________________________________________

ATUALIZAÇÃO OBSERVAÇÃO MARÍTIMA 2

Alagamentos costeiros associados a maré alta

Início: 06/07/2019 às 09h00

Fim: 06/07/2019 às 21h00

Regiões: Litoral SC, principalmente para Florianópolis e Litoral Norte

Previsão: Risco de alagamentos associados a maré astronômica (fase nova da lua) e maré meteorológica (ciclone extratropical próximo a costa do RS e anticiclone no continente) nas regiões costeiras do estado de SC. As ondas podem atingir alturas de 2,5 a 3 m com mar muito agitado.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.