OBSERVAÇÃO 05/05 18:50 - Mantém condição de pancadas de chuva isoladas com intensidade moderada e localmente forte com raios no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 05/05 18:40 - Condição de chuva moderada a forte com raios e risco de temporal localizado no Oeste e Meio Oeste na próxima hora. Ocorrência ligue 199 ou 193.

_______________________________________________ 

 

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

 

diario.png

 

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC - EPAGRI/CIRAM 

 

Temperatura alta para época do ano em SC

Semana mais úmida com diminuição de temperatura

 

Domingo (05/05): PANCADAS DE CHUVA ISOLADAS COM RAIOS ENTRE TARDE E NOITE!

Tempo: sol com aumento de nuvens a partir do Oeste de SC. No decorrer da tarde pancadas isoladas de chuva e trovoadas do Oeste ao Litoral Sul, Planalto Norte e no Vale do Itajaí. À noite na Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Temperatura: alta para época do ano, acima de 30°C à tarde no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral a partir da tarde.

Sistema: convecção à tarde associada ao aquecimento e um cavado.

 

Segunda-feira (06/05): CONDIÇÃO DE CHUVA ENTRE TARDE NOITE, PELA CHEGADA DE FRENTE FRIA!

Tempo: mais nuvens e condição de chuva no Oeste e Sul de SC. Nas demais regiões, aberturas de sol entre muitas nuvens e chuva na tarde e noite.

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado, diminuindo no fim do dia.

Vento: noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: frente fria se desloca pelo litoral de SC.
____

Terça-feira (07/05): ENCOBERTO COM CHANCE DE CHUVA ISOLADA

Tempo: nebulosidade e poucas aberturas de sol em SC. Na madrugada e início da manhã, chuva fraca no norte do Estado. Na tarde e noite, condição de chuva isolada no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte.

Temperatura: mais amena em todas as regiões.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
____

Quarta-feira (08/05): CHUVA MODERADA A FORTE!

Tempo: instável em SC. Do Oeste ao Litoral Sul, chuva, moderada a forte em alguns momentos, a partir da manhã. Nas demais regiões, chuva mais para tarde e noite.

Temperatura: amena em todas as regiões.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
____

Quinta-feira (09/05):

Tempo: instável com condição de chuva ocasional em SC.

Temperatura: amena em todas as regiões.

Vento: nordeste, fraco a moderado.
____

TENDÊNCIA de 10 a 19 de maio de 2019

O período começa com previsão de tempo instável, chuva e temporais localizados em SC, devido ao deslocamento de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil. Acumulado mais significativo no Oeste e Sul do Estado no dia 10/05, e no Norte no dia 11/05. Depois disso, tempo mais firme com declínio de temperatura com a chegada de uma massa de ar frio e seco. Nos dias 12 a 15/05, indicativo de geada nas áreas altas do Estado, especialmente no Planalto Sul.

Clóvis Corrêa - Meteorologista (Epagri/Ciram)
____

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

 

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

AVISOS ANTERIORES:

 

ATENÇÃO 05/05 17:25 - Condição de chuva moderada a forte com raios e risco de temporal localizado nas próximas duas horas no Oeste de SC. Ocorrência ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO 05/05 17:03 - Pancadas de chuva isoladas com intensidade moderada e localmente forte com raios no Planalto Sul e Vale do Itajaí, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 05/05 16:33 - Chuva moderada a forte com raios e risco de temporal localizado na próxima hora no Oeste de SC. Ocorrência ligue 199 ou 193. 

OBSERVAÇÃO 05/05 15:38 - Pancadas de chuva isoladas com intensidade moderada e localmente forte com raios no Oeste, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.