OBSERVAÇÃO - 05/02/2019 - 20h52min - Pancadas de chuva e descarga elétrica no Extremo Oeste, nas áreas de divisa com o Paraná, nas próximas 2h (Epagri/Ciram).

______________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

 diario.png

 

 PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC - EPAGRI/CIRAM  

Fim da semana com temperatura mais elevada em SC

 

Terça-feira (05/02): PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA NO OESTE E MEIO-OESTE - ACOMPANHAR MONITORAMENTO.

Tempo: mais nuvens com chuviscos isolados pela manhã e à noite no Litoral e norte do Estado, com aberturas de sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, sol e pancadas isoladas de chuva no Oeste e Meio-Oeste no decorrer da tarde.

Temperatura: amena, com maior elevação no Oeste.

Vento: sudeste a nordeste (Oeste ao Planalto) e de sudeste nas demais regiões, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão no litoral do Uruguai, influenciando SC.

 

Quarta-feira (06/02): CONDIÇÃO DE CHUVA DO OESTE AO NORTE -  ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM.

Tempo: aumento de nuvens e condição de chuva no decorrer do dia do oeste ao norte do Estado, especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná. Nas demais regiões, variação de nuvens com aberturas de sol e chuviscos no Litoral, no início da manhã e noite.  

Temperatura: em elevação, porém segue mais amena na faixa leste.

Vento: nordeste (Oeste ao Planalto) e sudeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão no oceano e cavado influenciando SC.

 

Quinta-feira (07/02): PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA COM TROVOADAS NO OESTE E MEIO-OESTE - ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: sol entre algumas nuvens em SC. No Litoral e áreas próximas persiste a condição de chuviscos no início e fim do dia. No Oeste e Meio-Oeste, pancadas isoladas de chuva com trovoadas na tarde e início da noite, típicas de verão.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste a leste, com variação para nordeste do Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado.

 

Sexta-feira e sábado (08 e 09/02): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: sol entre poucas nuvens em SC. No Litoral Norte, chuviscos no início e fim do dia. No Planalto Sul e Litoral, pancadas isoladas de chuva com trovoadas na noite de sábado, devido a aproximação de uma frente fria.

Temperatura: em elevação, calor nesses dias.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

 TENDÊNCIA de 10 a 19 de fevereiro de 2019

Neste período há indicativo de pouca chuva em SC, com acumulado abaixo da média climatológica. A previsão é de pancadas isoladas de chuva especialmente no período da tarde e noite, associadas ao calor, típicas de verão. Temperatura mais alta no dia 10/02 devido a condição pré-frontal (que antecede a chegada de uma frente fria) e dentro da normalidade com valores de 28°C e 30°C na maioria das regiões nos demais dias.

 

Gilsânia Cruz - Meteorologista (Epagri/Ciram) 

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

AVISOS ANTERIORES:

ALERTA - 05/02 19:26 - Risco de Enxurrada para a região Oeste, nas próximas duas horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190

ATENÇÃO - 05/02 18:22 - Pancadas de chuva moderada a forte com raios para a região Extremo Oeste e Oeste, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO - 05/02 11:59 - Pancadas isoladas de chuva para o Extremo Oeste e Oeste na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190

OBSERVAÇÃO - 05/02 09:50 - Pancadas isoladas de chuva fraca a pontualmente moderada no Extremo Oeste, nas proximidades de Dionísio Cerqueira, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO - 05/02 07:20 - Pancadas isoladas de chuva fraca a pontualmente moderada no Litoral Sul nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190