PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (08)

A quinta-feira (08) é marcada pelo céu aberto a poucas nuvens em grande parte de SC. Mas, entre a tarde e noite, a combinação do calor com a disponibilidade de umidade há chance de pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados, principalmente, entre o Extremo Oeste e Oeste catarinense. Porém, não se descarta de forma bem pontual a chance de chuva em outras áreas de SC. Ao final da noite, por conta da umidade vinda do mar, há chance de chuva fraca e isolada em localidades do litoral. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às pancadas de chuva e/ou temporais. À tarde faz calor, com temperaturas máximas chegando aos 30°C no Planalto Sul, variam de 30 a 37°C no Grande Oeste (pontualmente podendo superar este valor) e de 29 a 35°C nas demais regiões. Ventos de quadrante sul passando para nordeste/norte, com fraca a moderada intensidade e rajadas de ventos ocasionais.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (09)

A sexta-feira (09) será marcada pelo céu aberto, poucas nuvens e calor em Santa Catarina. Mas, à tarde, por conta do calor e da umidade, há chance de pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados, principalmente em cidades do Extremo Oeste e Oeste. Essa chuva deve ser bastante pontual, ou seja, ocorre numa cidade (ou parte dela) e na vizinha não passa de um aumento das nuvens. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 11°C na Serra e de 16 a 21°C em boa parte de SC. À tarde, faz calor e as temperaturas máximas chegam aos 31°C no Planalto Sul, variam de 34 a 38°C no Grande Oeste (pontualmente podendo superar este valor), de 30 a 35°C nas demais regiões. Ventos com direção nordeste/norte, fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA SÁBADO (10)

O sábado (10) inicia com sol a poucas nuvens em SC. Mas, a partir da tarde, a aproximação e atuação de uma frente fria pelo oceano combinada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica e ao calor ocasionam pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados iniciando pelo Grande Oeste. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 10°C em pontos da Serra, de 18 a 22°C no Grande Oeste e de 14 a 20°C nas demais regiões. À tarde, antes da chuva, ainda faz calor, com temperaturas máximas variando de 31 a 35°C no estado, com pontuais podendo chegar aos 37°C em cidades do Litoral Sul e Grande Oeste. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, principalmente, do Extremo Oeste ao Litoral Sul.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O domingo (11) será de tempo instável, com previsão de pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados em SC por conta do afastamento da frente fria no oceano combinada ao calor. Na segunda-feira (12) a aproximação de uma nova frente fria combinada ao calor mantém o tempo instável em SC, com pancadas de chuva e temporais entre a tarde e noite.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (08/12)

Quinta-feira (08) com ventos de quadrante sul passando para nordeste/norte, com fraca a moderada intensidade e rajadas de ventos ocasionais.

Ondas com direção leste e altura de até 1,0 m em todo litoral catarinense.