PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (06)

 A terça-feira (06) começa com sol e algumas nuvens em SC. Mas, a combinação do calor com a disponibilidade de umidade e a formação de uma área de baixa pressão no oceano favorecem a formação de áreas de instabilidade que ocasionam pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados entre a tarde e noite. A chuva é mal distribuída, ou seja, chove em uma cidade (ou parte dela) e na área próxima não passa de um aumento de nuvens. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas à chuva intensa em curto intervalo de tempo, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 27°C no Planalto Sul, variam de 28 a 34°C no Grande Oeste e de 26 a 31°C nas demais regiões. Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade com rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (07)

 A quarta-feira (07) será de predomínio de sol a poucas nuvens e calor em Santa Catarina. Por conta do calor há chance de pancadas de chuva bem isoladas, de rápida duração, no estado durante a tarde. A presença de uma baixa de pressão no oceano também contribui para a presença de nuvens no litoral e áreas próximas, além de deixar os ventos com direção de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 13°C na Serra, de 17 a 22°C no litoral, Vale do Itajaí e de 15 a 19°C nas demais áreas. À tarde, a sensação é de calor, com máximas de 27 a 30°C no Planalto e Litoral Sul, Grd. Florianópolis, 29 a 34°C nas demais regiões. Em cidades do Extremo Oeste pode chegar aos 37°C. No turno da tarde, a umidade deve ficar abaixo dos 40% dos Planaltos ao Extremo Oeste, com um risco baixo para ocorrências, como desidratação, dores de cabeça.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (08)

 A quinta-feira (08) será de predomínio de sol a poucas nuvens e calor no estado. Devido ao calor e umidade há chance de pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados, de rápida duração, à tarde. Essa chuva é bastante mal distribuída, podendo ocorrer numa parte de uma cidade e na área vizinha não passar de um aumento das nuvens. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências associadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas mínimas perto de 10°C na Serra, de 15 a 20°C nas demais áreas. À tarde, as máximas superam os 30°C em SC, podendo chegar aos 35°C no Vale do Itajaí e perto dos 40°C no Extremo Oeste e Oeste do estado. Ventos de quadrante sul passando para nordeste ao longo do dia, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sexta-feira (09) de predomínio de sol a poucas nuvens e bastante calor em SC, com temperaturas máximas acima dos 30°C em todo estado. No sábado (10) com a aproximação e atuação de uma frente fria pelo oceano combinada ao calor favorece pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados a partir da tarde.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (06/12)

Terça-feira (06) com ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade com rajadas ocasionais.

Ondas com direção nordeste e altura de 1,0  a 1,5 m em todo litoral catarinense.