PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (30)

Nesta quarta-feira (30), a chuva segue persistindo em toda a faixa leste catarinense. Já pela manhã, as instabilidades e a circulação marítima voltam a se intensificar, provocando chuvas fortes e persistentes entre o Baixo e Médio Vale do Itajaí, que avançam para a Grande Florianópolis entre o fim da manhã e início da tarde. No decorrer da tarde e noite, a chuva se propaga em direção ao Litoral e Planalto Sul, ainda com forte intensidade. O risco é alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas dos planaltos ao litoral. Em todas as regiões catarinenses, mas especialmente entre o Grande Oeste e Alto Vale do Itajaí, a combinação de calor, umidade e instabilidades podem provocar temporais isolados entre a tarde e a noite, sendo moderado a alto o risco associado a esta condição. 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (01)

Na quinta-feira (01), as chuvas seguem ocorrendo dos planaltos ao litoral catarinense, porém de forma menos volumosa do que o observado nos dias anteriores. Embora ela siga persistente, a intensidade da precipitação varia entre fraca a moderada, alternando com alguns momentos de melhoria das condições de tempo. O risco para ocorrências como alagamentos e deslizamentos segue alta a muito altas em toda a faixa leste do estado, pois mesmo com a diminuição nos volumes de chuva, o solo segue saturado. A partir da tarde, a combinação de calor, umidade e instabilidades atmosféricas favorecem a ocorrência de temporais em todo território catarinense, sendo as regiões de divisa com o Paraná as áreas de maior chance de ocorrência. O risco para ocorrências associadas é moderado a alto.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (02)

Na sexta-feira (02), o aprofundamento de uma área de baixa pressão em superfície entre o Sul do Brasil, Uruguai e Argentina fazem com que o fluxo de calor e umidade passe a ser de quadrante norte, combinando a umidade já disponível com altas temperaturas, que chegam aos 35°C no Extremo Oeste. Em todo o estado, há chance para temporais isolados com chuva pontualmente intensa, raios, descargas elétricas e queda de granizo, mas as áreas mais favoráveis compreendem os planaltos, Vale do Itajaí e litoral. O risco para ocorrências associadas aos temporais é moderada a alta em todo o estado, enquanto que na faixa leste o risco para alagamentos, deslizamentos e enxurradas segue alto a muito alto, por conta dos altos volumes de precipitação registrados nos últimos dias e a possibilidade de chuvas pontualmente intensas sobre a região. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre sábado (03) e domingo (04), a chuva segue ocorrendo em forma de pancadas e temporais isolados em todo o estado, sendo que entre as tardes e as noites, a chance de descargas elétricas, rajadas de vento associadas aos temporais e queda de granizo são maiores. A sensação térmica passa a ser de bastante calor, com as temperaturas máximas ficando em torno dos 30°C em toda Santa Catarina.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (30/11)

Os ventos sopram de direção leste/sudeste em todo o estado, com intensidade fraca a moderada. Nas regiões costeiras e na serra, as rajadas podem superar pontualmente os 60 km/h.

Ondas de leste no Litoral Norte e Grande Florianópolis e de nordeste no Litoral Sul. As alturas das ondas em todo o litoral variam entre 1,5 m e 2,5 m, com picos de até 3m.