PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (22)

Terça-feira (22) de tempo instável em SC por conta da formação e atuação de uma frente fria. Com isso, o dia fica com variação de nuvens (com períodos em que o sol aparece mais), pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas à chuva intensa em curto intervalo de tempo, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. À tarde, as temperaturas máximas variam de 26 a 31°C no litoral e áreas próximas e de 19 a 24°C nas demais áreas. Ventos com direção nordeste em boa parte do dia e passando para quadrante sul a partir da noite nas áreas próximas ao RS, com intensidade fraca a moderada. Rajadas de ventos ocasionais, de 40 a 60 km/h, em algumas cidades do Litoral Sul, com um risco baixo para ocorrências associadas.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (23)

Na quarta-feira (23) a frente fria se afasta, mas ainda ocasiona pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados, dos Planaltos ao litoral, com um risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Nas demais regiões, dia com sol a algumas nuvens por conta do avanço de um sistema de alta pressão. Amanhecer com temperaturas mínimas de 13 a 17°C no Grande Oeste, Planaltos, de 17 a 22°C nas demais áreas. À tarde, as máximas não devem passar dos 24°C na Grd. Fpolis., Planalto Sul, Litoral Sul e variam de 25 a 31°C nas demais regiões. Ventos com direção de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, de 40 a 65 km/h, no litoral, com um risco baixo a moderado para ocorrências associadas.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (24)

Na quinta-feira (24) um sistema de alta pressão atua em grande parte de SC, o que favorece um dia com predomínio de sol a poucas nuvens. Mas, em áreas do Vale do Itajaí e norte do estado, a presença de nuvens deve ser maior com chance de chuva isolada, por conta da umidade vinda do oceano combinada ao aquecimento diurno. O risco é baixo para ocorrências associadas às chuvas. Amanhecer com temperaturas mínimas perto de 6°C na Serra, de 15 a 20°C no Vale do Itajaí, litoral e de 9 a 14°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 25°C no Planalto Sul e variam de 25 a 29°C em grande parte de SC. Ventos com direção sul a sudeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, de 35 a 60 km/h, em localidades do litoral da Grd. Fpolis. ao Litoral Norte, com um risco baixo para ocorrências associadas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sexta-feira (25) de tempo estável, com predomínio de sol a poucas nuvens em SC. A formação de uma baixa pressão no oceano favorece condições para rajadas de ventos, de 40 a 60 km/h no litoral e áreas próximas. No sábado (26) a combinação da baixa pressão com instabilidades favorece condições para pancadas de chuva em SC e rajadas ocasionais no litoral e áreas próximas.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (22/11)

Terça-feira (22) com ventos com direção nordeste em boa parte do dia e passando para quadrante sul a partir da noite nas áreas próximas ao RS, com intensidade fraca a moderada. Rajadas de ventos ocasionais, de 40 a 60 km/h, em algumas cidades do Litoral Sul, com um risco baixo para ocorrências associadas.

Ondas com direção nordeste e altura de 1,5 a 2,0 m (com picos de até 2,5 m) no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção leste e altura de 1,0 a 1,5 m.