ATENCAO 13/03 19:45 - TEMPORAIS (CHUVA RAPIDA INTENSA-RAIOS-RAJADAS FORTES DE VENTO) no Oeste de SC nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
OBSERVAÇÃO 13/03/2018 - 19h27min - Pancadas localizadas de chuva com raios no Oeste e Meio Oeste de SC, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).
 
________________________________________________________________
 
Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC - EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
________________________________________________________________
 
AVISOS METEOROLÓGICOS - EPAGRI/CIRAM 

AVISO 1 - TEMPORAIS LOCALIZADOS (CHUVA INTENSA - RAIOS - RAJADAS DE VENTO) E GRANIZO ISOLADO  !

Início: 14/03/2018 às 12:00h

Fim: 14/03/2018 às 23:59h

Regiões: OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO NORTE, VALE DO ITAJAÍ E LITORAL NORTE DE SANTA CATARINA.

Previsão: Temporais localizados, acompanhados de rajadas de vento (em torno de 60 km/h) e granizo isolado. A chuva pode ser de forte intensidade em alguns momentos, com pontuais de 20 mm a 40 mm em uma hora.

Sistema: Cavado com elevados índices de calor e umidade. 

Publicação: 13/03/2018 - 08h30min.

________________________________________________________________

AVISO 2TEMPORAIS LOCALIZADOS (CHUVA INTENSA - RAIOS - RAJADAS DE VENTO) E GRANIZO ISOLADO  !

Início: 15/03/2018 às 12:00h

Fim: 15/03/2018 às 23:59h

Regiões: TODAS AS REGIÕES DE SANTA CATARINA.

Previsão: Temporais localizados, acompanhados de rajadas de vento (em torno de 60 km/h) e granizo isolado. A chuva pode ser de forte intensidade em alguns momentos, com pontuais de 20 mm a 40 mm em uma hora.

Sistema: Passagem de uma frente fria pelo estado.

Publicação: 13/03/2018 - 08h30min.

Gilsânia Cruz, Laura Rodrigues e Marilene de Lima - Meteorologistas Epagri/Ciram

________________________________________________________________

 Recomendações da Defesa Civil SC:
 
 Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
 
Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
 
Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.
 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 _______________________________________________________________

 AVISO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC - EPAGRI/CIRAM

QUARTA E QUINTA-FEIRA COM RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS E GRANIZO EM SANTA CATARINA!

 

Terça-feira (13/03) - OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA - ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: sol na maior parte de SC, com mais nuvens no Extremo Oeste, Oeste e da Grande Florianópolis ao norte. No decorrer da tarde ocorrem pancadas muito isoladas de chuva no Extremo Oeste e Oeste de SC.

Temperatura: amena pela manhã e mais elevadas à tarde. No Extremo Oeste, Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte as temperaturas máximas estarão acima de 30°C.

Vento: Sudoeste e Sudeste, passando a nordeste no Litoral Norte e Planalto Norte durante a tarde, com intensidade fraca a moderada com rajadas entre a tarde e noite.

Sistema: alta pressão em SC (massa de ar seco) com centro no Litoral de SC e RS. Formação de áreas de instabilidade no Extremo Oeste próximo à Argentina, no decorrer da tarde.

 

Quarta-feira (14/03) - AVISO PARA RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS (CHUVA INTENSA - RAIOS - VENTOS FORTES) E GRANIZO - ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: instável com muitas nuvens e chuva começando pela manhã no Extremo Oeste, Oeste e no Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte próximo à divisa com o Paraná. Entre a tarde e noite e chuva se estende às demais regiões do Estado. Há risco de temporais isolados com pancadas de chuva e granizo. (Ver AVISO METEOROLÓGICO 1)

Temperatura: em elevação, com sensação de ar abafado.

Vento: Nordeste a Noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: alta pressão perdendo força e afastando-se para leste de SC. No decorrer do dia Intensificação de um cavado (área alongada de baixa pressão) sobre o RS e oeste de SC.

 

Quinta-feira (15/03) - AVISO PARA RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS (CHUVA INTENSA - RAIOS - VENTOS FORTES) E GRANIZO - ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: muitas nuvens a encoberto, com risco de temporais isolados, pancadas de chuva, vento e granizo em SC, especialmente durante a tarde, devido ao deslocamento de uma nova frente fria. (Ver AVISO METEOROLÓGICO 2)

Temperatura: em elevação, com sensação de ar abafado.

Vento: Nordeste a Noroeste, passando a Sudoeste no decorrer da tarde, fraco a moderado com rajadas associadas aos temporais.

 

Sexta-feira (16/03)

Tempo: encoberto em boa parte do dia com chuva por alguns momentos, sobretudo durante a tarde e à noite.

Temperatura: em elevação.

Vento: Sudeste e Nordeste, fraco a moderado.

 

Sábado (17/03) - ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: variação de nebulosidade com pancadas isoladas de chuva no decorrer da tarde.

Temperatura: em elevação.

Vento: Norte e Nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral de SC.

 

TENDÊNCIA de 18 a 28 de março de 2018

Dia 20/03 às 13h15min começa o outono no Hemisfério Sul!

No período de 18 a 23/03 o tempo permanece instável com muitas nuvens e chuva ocasional, devido à passagem de uma frente fria e à formação de áreas de instabilidade em SC. A parte do dia 24/03 uma massa de ar seco mantém presença de sol, e pequena diminuição na temperatura mínima.

 

Marilene de Lima – Meteorologista Epagri/Ciram

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil