PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (27/10)

A atuação de um sistema de alta pressão atmosférica mantém o tempo firme em grande parte do estado nesta quarta-feira (27). Entretanto, este mesmo sistema favorece a circulação marítima, o que deixa o dia nublado entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Norte. No Litoral Norte, o tempo fica encoberto e há chance de chuva fraca a partir da tarde.  Os ventos sopram de leste pelo estado, com intensidade fraca. As temperaturas ao amanhecer variam em torno de 10°C nas regiões mais altas de SC, já nas áreas litorâneas ficam entre 17°C e 19°C. Á tarde, as máximas podem chegar aos 30°C no Litoral Sul e Extremo Oeste. Entre o Meio Oeste e o Planalto Sul, os níveis de umidade relativa do ar ficam em torno/abaixo de 30%, o que configura risco baixo para ocorrências associadas, como desidratação e dores de cabeça.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (28/10)

Um sistema de alta pressão atmosférica segue fazendo o aporte de umidade do oceano para o continente na quinta-feira (28), o que deixa o dia encoberto entre o Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí, com possibilidade de chuvas fracas ao longo do dia. Nas demais regiões do estado, o predomínio é de sol e variação de nuvens, mas a presença de algumas instabilidades atmosféricas podem provocar pancadas de chuva isoladas entre o Meio Oeste,  Planalto Sul e áreas próximas, com risco baixo para ocorrências associadas. Os ventos sopram de leste no centro-leste do estado e de norte/nordeste na metade oeste, com intensidade fraca a moderada. Rajadas de até 55 km/h podem ocorrer do Extremo Oeste ao Litoral Sul. As temperaturas ao longo do dia entre o Litoral Norte e Vale do Itajaí  variam entre 17°C e 20°C.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (29/10)

Na sexta-feira (29), a circulação marítima provocada pelo posicionamento de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o estado favorece a ocorrência de chuvas em todo centro-leste catarinense, principalmente a partir da tarde. Pontualmente, essa chuva pode ser intensa num curto período de tempo, configurando risco baixo para ocorrências associadas. Os ventos sopram do quadrante leste, com intensidade fraca a moderada e rajadas de até 50 km/h na metade oeste do estado. Entre o Extremo e  Meio Oeste, o dia é de tempo firme com variação de nuvens. As temperaturas ao amanhecer ficam em torno de 7°C no Planalto Sul e variam entre 13°C e 16°C nas demais regiões. No período da tarde, as temperaturas chegam aos 30°C no Extremo Oeste, enquanto que no Planalto Norte não passam dos 17°C.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O final de semana será marcado pela continuidade das chuvas provocadas pela circulação marítima nas áreas do centro-leste catarinense. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (27/10)

Ventos de leste em todo o estado nesta quarta-feira (27), com intensidade fraca.

Ondas com direção sul/sudeste e altura de 0,5 m à 1,0 m em todo o litoral catarinense.