PREVISÃO PARA SÁBADO (23/10)

No sábado (23) a aproximação de uma frente fria oceânica aliada a uma baixa pressão sobre o Paraguai e ao fluxo de calor e umidade vindo da região Amazônica ocasiona pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais isolados começando pelo oeste do estado e entre a tarde/noite se espalhando para as demais regiões de SC. Entre as porções oeste e norte do estado há chance de chuva intensa em curto intervalo de tempo. Assim, o risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais e chuva intensa. No período da tarde a temperatura chega aos 31°C no Litoral Sul, 24°C no Meio Oeste, Planalto Sul, varia de 24°C a 27°C da Grd. Florianópolis ao norte do estado e não passa dos 20°C no Oeste. Ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos podem chegar aos 75 km/h da porção oeste a Grd. Florianópolis por conta dos temporais.

PREVISÃO PARA DOMINGO (24/10)

No domingo (24) a passagem de uma frente fria deixa o dia nublado e com pancadas de chuvas a qualquer momento no estado. Não se descarta a chance de temporais bem isolados. A partir da noite as condições do tempo tendem a melhorar da porção oeste ao Litoral Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas. No amanhecer, as temperaturas variam de 11°C a 15°C na porção oeste, Planaltos, Alto Vale e de 15°C a 17°C nas demais áreas. À tarde, as máximas não passam dos 22°C no Oeste, Litoral Sul e Norte, Baixo Vale e variam de 17°C a 20°C no restante do estado. Ventos de sudoeste/sul com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, próximas a 60 km/h, no litoral e áreas próximas no decorrer do dia.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (25/10)

Na segunda-feira (25) a atuação de um sistema de alta pressão deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens em grande parte do estado. Já no litoral, este sistema favorece ventos úmidos, que podem ocasionar aumento gradual da nebulosidade. Não há risco para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas perto dos 5°C no Planalto Sul, 16°C a 19°C na faixa litorânea e de 8°C a 14°C em grande parte do estado. À tarde, as máximas chegam aos 27°C no Oeste, Litoral Sul, 19°C no Planalto Norte e variam de 20°C a 24°C nas demais regiões. Ventos de leste a nordeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais no Litoral Sul.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (26) o sistema de alta pressão seguirá atuando e deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens no estado. A quarta-feira (27) começa com sol e poucas nuvens, mas, a partir da tarde, áreas de instabilidade vindas do PR ocasionam pancadas de chuvas no norte do estado, Vale do Itajaí, localidades isoladas do restante do estado no período da noite.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (23/10)

Sábado (23) com ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos podem chegar aos 75 km/h da porção oeste a Grd. Florianópolis por conta dos temporais. 

Ondas com direção nordeste em todo litoral. Altura de 2,0 m a 2,5 m com picos de até 3,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas. O risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima no Litoral Sul e Grd. Florianópolis.