PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (19/10)

Nesta terça-feira (19), instabilidades avançam pelo estado e provocam chuva a partir da tarde. Não se descarta a possibilidade de temporais, com risco baixo a moderado para ocorrências entre o Oeste, Vale do Itajaí, Planaltos e Litoral Norte. As temperaturas no amanhecer variam entre 6°C e 10°C no Planalto Sul, 14°C e 18°C na Grande Florianópolis, Baixo Vale e Litoral Norte e entre 10°C e 15°C nas demais áreas. Durante a tarde, as temperaturas não sobem muito no Planalto Norte, por conta da maior presença de nuvens, com máximas entre 13°C e 15°C. Nas demais regiões, variam entre 18°C e 23°C.  Os ventos sopram de sudeste/leste, com intensidade fraca.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (20/10)

A presença de um sistema de alta pressão sobre o estado faz com que a quarta-feira (20) seja de tempo estável em Santa Catarina. O dia será de céu claro na porção oeste. No centro-leste, a umidade vinda do oceano favorece a maior presença de nuvens, com chance de chuvas rápidas no litoral. Os ventos sopram do quadrante leste, com intensidade fraca. No amanhecer, devido a presença da massa de ar frio, as temperaturas mínimas ficam abaixo dos 5°C nas áreas mais altas do Planalto Sul. No litoral, variam entre 15°C e 17°C e nas demais regiões entre 7°C e 10°C. No período da tarde, as temperaturas chegam a 25°C no Extremo Oeste e variam entre 17°C e 22°C nas demais áreas.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (21/10)

A atuação do sistema de alta pressão mantém o tempo firme na quinta-feira (21) em Santa Catarina. No Litoral e áreas próximas, há maior variação de nuvens por conta da circulação marítima. O amanhecer deve ser de temperaturas baixas novamente, com mínimas entre 5°C e 10°C no Planalto Sul, Meio Oeste e Planalto Norte, 9°C e 12°C no Oeste e entre 10°C e 15°C nas demais regiões. Já as máximas ficam entre 18 e 23°C na maior parte do estado, com destaque para o Extremo Oeste e o Litoral Sul, onde podem chegar aos 26°C. Os ventos inicialmente sopram de quadrante leste e mudam para nordeste no final do dia, com intensidade fraca a moderada. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (23), o tempo se mantém firme no estado, com predomínio de sol em todas as regiões. No sábado, a aproximação e passagem de uma frente fria pelo estado volta a provocar chuva em todas as regiões. Não se descarta a chance de temporais. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (19/10)

Os ventos sopram de sudeste inicialmente e mudam para leste no final do dia, com intensidade fraca. As rajadas podem chegar aos 40 km/h. 

Mar pouco agitado, com ondas de direção sul/sudeste em todo litoral, com altura entre 1,0 m e 2,0 m.