PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (18/10)

Nesta segunda-feira (18), a circulação marítima provocada pela posição de um sistema de alta pressão sobre o estado favorece a ocorrência de chuvas fracas ao longo do dia em todo  centro-leste de SC. Já na metade oeste, uma área de baixa pressão aliada a demais instabilidades atmosféricas podem provocar temporais isolados a partir da tarde. O risco é baixo para ocorrências associadas a chuvas e temporais. Os ventos sopram de leste pelo estado, com intensidade fraca. As temperaturas mínimas variam em torno de 10°C nas regiões serranas e entre 12°C e 15°C nas demais áreas do estado. No período da tarde, a presença de nebulosidade faz com que as máximas fiquem entre 13°C e 17°C em todo o centro-leste de SC. 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (19/10)

Na terça-feira (19), a presença de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o estado mantém o dia com sol e poucas nuvens entre a Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Sul. Este mesmo sistema provoca o aporte de umidade do oceano para o  continente entre o Litoral Norte e o Vale do Itajaí, o que favorece a ocorrência de chuvas fracas ao longo do dia nestas regiões. Instabilidades atmosféricas entre a Argentina e o Paraguai avançam pelo estado a partir da tarde, fornecendo condições para temporais isolados entre a metade oeste do estado e o Planalto Norte. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a temporais. Os ventos sopram de leste/sudeste pelo estado, com intensidade fraca.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (20/10)

A presença de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o estado faz com a quarta-feira (20) seja de tempo estável em toda Santa Catarina. O dia será de céu claro desde o Extremo Oeste até o Planalto Sul, com presença de pouca nebulosidade apenas nas áreas litorâneas, Vale do Itajaí e Planalto Norte. Os ventos sopram do quadrante leste, com intensidade fraca. No amanhecer, devido a ausência de nebulosidade, as temperaturas mínimas podem ficar abaixo dos 5°C nas áreas mais altas do Planalto Sul. No litoral, variam entre 15°C e 17°C e nas demais regiões entre 7°C e 10°C. No período da tarde, as temperaturas chegam a 25°C no Extremo Oeste. No centro-leste do estado, as máximas variam entre 17°C e 21°C.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O tempo permanece firme entre a quinta (21) e a sexta-feira (22). No sábado, a formação de áreas de instabilidade fornecem condições para temporais no estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (18/10)

Os ventos sopram de leste/sudeste pelo estado nesta segunda-feira (18), com intensidade fraca. 

Ondas de direção sudeste em todo litoral, com altura entre 1,0 m e 1,5 m no Litoral Sul e Grande Florianópolis e de 1,0 m no Litoral Norte.