PREVISÃO PARA SEXRA-FEIRA (15/10)

Nesta sexta-feira (15), a influência de um sistema de baixa pressão combinado ao transporte de calor e umidade, deixa o tempo instável em Santa Catarina. Já pela madrugada a instabilidade atua na porção oeste onde a chuva pode ser intensa e causar acumulados elevados variando de 50 a 80 mm e, pontualmente, sendo ainda mais altos. Há chance de temporais com raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo. No decorrer do dia a instabilidade e a condição para temporais se espalha para o restante do estado. O risco para ocorrências associadas aos temporais e volumes elevados de chuva é baixo no Litoral Sul, moderado no centro-leste e alto na porção oeste catarinense. O vento varia do quadrante norte para sul até o final do dia.

PREVISÃO PARA SÁBADO (16/10)

No sábado (16), a passagem de uma frente fria pelo oceano deixa o tempo nublado e com chance de chuva fraca e isolada no centro-leste de Santa Catarina. O dia amanhece com temperaturas próximas amenas no Planalto Sul, próximas aos 10°C. Nas demais regiões variam entre 14°C e 19°C. A máxima chega aos 26°C no Vale do Itajaí e varia entre 22°C e 25°C entre a Grd. Florianópolis, porção oeste e Litoral e Planalto Norte. Por conta do tempo com mais nebulosidade, a máxima não passa dos 20°C no sul do estado. A presença de um sistema de baixa pressão no oceano oferece condição para vento forte de quadrante sul no litoral, com rajadas que podem passar dos 60 km/h, com risco baixo a moderado para ocorrências. 

PREVISÃO PARA DOMINGO (17/10)

No domingo (17), uma nova área de baixa pressão volta a fornecer condição para chuva em Santa Catarina, iniciando pela porção oeste do estado ainda pela manhã e se espalhando para as demais regiões no decorrer do dia. A temperatura mínima chega aos 7°C no Planalto Sul, variam de 15°C a 19°C entre a Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte e ficam entre 10°C e 14°C nas demais áreas. Durante a tarde o tempo mais encoberto mantém as temperaturas amenas, variando entre 14°C e 18°C no centro do estado e entre 19°C e 21°C nas demais áreas. O vento varia do quadrante sul para sudeste no decorrer do dia.  

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (18) a tendência é de elevação gradual da temperatura, sobretudo no oeste, onde a máxima chega aos 26°C. A previsão ainda é de chuva entre a madrugada e manhã no litoral, condição esta que diminui ao longo do dia.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (15/10)

Os ventos passam a soprar do quadrante norte para sul ao longo do dia com rajadas entre 50 e 70 km/h.

 

O mar fica agitado, sobretudo entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de direção leste com altura entre 1,5 m e 2,0 m. Nas demais áreas variam entre 1,0 m e 1,5 m.