PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (22/09)

A presença de uma massa de ar seco no estado deixa a quarta-feira (22) com predomínio de sol entre poucas nuvens em toda a metade oeste e Planalto Sul. Nas regiões litorâneas e Vale do Itajaí, a circulação marítima mantém o tempo nublado, com chance de chuva fraca principalmente a partir da tarde no Litoral Norte. Os ventos sopram de leste pelo estado, com intensidade fraca a moderada e rajadas em toda a metade oeste que podem chegar aos 60 km/h. O dia amanhece com temperaturas abaixo dos 10°C em praticamente toda SC (exceto litorais), com as mínimas ficando próximas de 0°C na serra catarinense. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (23/09)

Na quinta-feira (23), a combinação de calor e umidade associada a presença de instabilidades em níveis mais altos da atmosfera favorecem condições para pancadas de chuva isoladas a partir da tarde entre a metade oeste, planaltos e Litoral Sul. Estas pancadas podem vir em forma de temporais, com descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo, sendo baixo a moderado o risco para ocorrências associadas. A circulação marítima mantém o tempo nublado entre a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí e traz chance de chuva fraca para o Litoral Norte. Os ventos sopram de leste/nordeste em SC, com intensidade moderada e rajadas em torno de 55 km/h. 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (24/09)

A combinação de calor e umidade e a presença de áreas de instabilidade entre o RS e SC podem provocar pancadas de chuvas isoladas em todas as regiões catarinenses já a partir da manhã de sexta-feira (24). Estas pancadas podem também vir na forma de temporais, com descargas elétricas, rajadas de vento e granizo. O risco é moderado para ocorrências associadas a temporais. Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca a moderada. As temperaturas no amanhecer voltam a ficar amenas em todo o estado (entre 10°C e 14°C). À tarde, as máximas ficam entre 19°C (Planaltos e Litoral Sul) e 27°C (Extremo Oeste).

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O final de semana é de predomínio de sol e calor no estado, mas no período da tarde e noite de sábado (25) e domingo (26), há condições para temporais isolados, principalmente na metade oeste.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (21/09)

No amanhecer, os ventos fortes e persistentes de sul continuam a soprar nas áreas litorâneas e serra catarinense. Ao longo da manhã, o afastamento do ciclone extratropical oceano adentro faz o vento virar de leste em todo o estado, com intensidade fraca a moderada e rajadas em toda a metade oeste que podem chegar aos 60 km/h.

Ondas de nordeste em todo litoral catarinense, com altura de até 1,5 m no Litoral Norte e entre 2 m e 2,5 m, na Grande Florianópolis e Litoral Sul,  com picos de até 3 m.