PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (20/09)

Segunda-feira (20) com sol entre nuvens e calor em Santa Catarina. A formação de um ciclone extratropical no oceano deixa o mar agitado e provoca rajadas de vento entre 50 e 70 km/h, de direção nordeste no Litoral Sul, o que configura risco moderado para ocorrências associadas. A partir da noite, uma frente fria associada ao ciclone se aproxima do estado e pode provocar pancadas isoladas entre o Planalto e Litoral Sul. As temperaturas máximas passam dos 30°C em praticamente toda SC, podendo chegar até 37°C no Extremo Oeste. Nesta região, a umidade relativa fica abaixo de 30%, o que traz risco moderado para ocorrências, como desidratação e dores de cabeça.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (21/09)

Na terça-feira (21), a passagem de uma frente fria pelo estado provoca pancadas de chuva isoladas, que podem também vir em forma de temporais. A presença de um ciclone no oceano deixa o mar muito agitado e provoca rajadas de vento intensas (entre 60 e 90 km/h de direção sul) entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, o que configura risco alto para ocorrências relacionadas a ventos e agitação marítima. Nas demais regiões, os ventos sopram de sul com fraca a moderada intensidade. As temperaturas caem gradativamente ao longo do dia com a passagem da frente fria, com as máximas ficando em torno de 17°C no Litoral Sul.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (22/09)

A entrada de um sistema de alta pressão atmosférica deixa a quarta-feira (22) com predomínio de sol e grande amplitude térmica na metade oeste do estado. Entretanto, os ventos de leste provocados pela circulação deste sistema (circulação marítima) podem provocar chuvas rápidas entre o litoral e Vale do Itajaí, principalmente a partir da tarde. Os ventos sopram de direção leste no estado, com intensidade fraca a moderada. O mar segue muito agitado no Litoral Sul, com risco alto para ocorrências associadas. As temperaturas no amanhecer são baixas, variando em torno de 10°C em grande parte do estado e ficando abaixo de 5°C na serra catarinense. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre quinta (23) e sexta-feira (24), a presença de instabilidades atmosféricas provocam pancadas de chuva no estado, iniciando nas áreas de divisa com o RS a partir de tarde de quinta e se propagando em direção às demais regiões.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (20/09)

Ventos de oeste na metade oeste do estado, com intensidade fraca a moderada e rajadas pontuais em torno de 55 km/h. Na região litorânea, ventos de nordeste com intensidade fraca a moderada entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis. No Litoral Sul, ventos de nordeste com rajadas entre 50 e 70 km/h.

 

Ondas de leste com altura de 0,5 m à 1,5 m entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis. No Litoral Sul, ondas de sudeste com 1,5 m à 2,5 m de altura.