PREVISÃO PARA DOMINGO (19/09)

Neste domingo (19) a combinação do aquecimento diurno com a umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuvas, que poderão vir acompanhadas de temporais (chuva de moderada forte intensidade, com raios, rajadas de ventos e eventual queda de granizo) isolados a partir do período da tarde, principalmente, do Oeste ao litoral. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais. À tarde faz calor em boa parte do estado, com temperaturas máximas entre 31°C a 35°C no oeste, 26°C a 30°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Sul, 26°C  no Litoral Norte, Baixo Vale, 22°C a 25°C nas demais áreas. Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada intensidade (de 50 a 60 km/h) no Litoral Sul.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (20/09)

Segunda-feira (20) com sol e gradual aumento de nuvens no estado. Entre a tarde e noite, a combinação do calor, umidade e a formação de um ciclone extratropical entre a costa do Uruguai e Argentina favorece a ocorrência de pancadas de chuvas, acompanhadas de temporais isolados, da porção oeste a localidades da Grd. Florianópolis e Vale do Itajaí. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Ventos de nordeste no centro-leste e de noroeste na porção oeste, com moderada intensidade. Rajadas de moderada a forte intensidade (50 a 80 km/h) da porção oeste ao Litoral Sul e localidades da Grd. Florianópolis, sendo, nestas áreas um risco moderado para ocorrências associadas aos ventos. Amanhecer com temperaturas perto de 15°C no Planalto Sul, 20°C no Oeste e de 16°C a 20°C nas demais áreas. À tarde, faz calor em todo estado, com máximas de 32°C a 36°C na porção oeste, 34°C no Litoral Sul, 32°C no Planalto Norte, 27°C a 30°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (21/09)

Na terça-feira (21) o rápido deslocamento de uma frente fria por SC associada a um ciclone em alto mar favorece o aumento de nuvens, pancadas de chuvas e temporais isolados pelo estado. Ventos de quadrante norte passando para sul no decorrer do dia em todo estado, com moderada a forte intensidade no litoral e áreas próximas e de fraca a moderada intensidade nas demais regiões. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (70 a 90 km/h) são esperadas no litoral e áreas próximas e de moderada intensidade (em torno de 55 km/h) na porção oeste. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos ventos. Amanhecer com temperaturas perto de 14°C no Planalto Sul e variando de 15°C a 17°C no restante do estado. À tarde, as máximas variam de 26°C a 29°C no Planalto Norte, Alto Vale, Grd. Florianópolis Serrana, 23°C a 26°C na porção oeste e até 20°C nas demais áreas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Quarta-feira (22) e quinta-feira (23) um sistema de alta pressão deixa o dia com sol e algumas nuvens em todo estado. Os amanheceres devem ser de sensação de frio, com mínimas perto dos 2°C nas partes mais altas da Serra, de 4°C a 10°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale, Grd. Florianópolis Serrana e as partes mais altas do Litoral Sul. Gradualmente as temperaturas voltam a subir na parte da tarde, iniciando pelo oeste (máximas perto dos 26°C) e nas demais áreas variando de 18°C a 24°C.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (19/09)

Domingo (19) com ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada intensidade (de 50 a 60 km/h) no Litoral Sul.

Ondas com direção sudeste/leste em todo litoral. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.