PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (16/09)

Atuação de uma área alongada de baixa pressão deixa a quinta-feira (16) com muitas nuvens a nublado e chuva em boa parte do estado. A chuva pode vir em formas de pancadas, que podem ser de moderada a forte intensidade em alguns momentos, acompanhadas de trovoadas, principalmente da porção oeste aos Planaltos, pontos isolados do Alto Vale e norte do estado. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas à chuvas nessas áreas. Devido a presença das nuvens as temperaturas máximas não sobem tanto e ficam perto dos 16°C da Grd. Florianópolis ao norte do estado e Planalto Sul, 19°C no Litoral Sul e variam de 16°C a 20°C na porção oeste. Ventos de quadrante sul a leste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 45 km/h).

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (17/09)

Na sexta-feira (17) a atuação de uma área de baixa pressão combinada com perturbações ao longo da atmosfera mantém o tempo nublado e chuvoso no estado. A chuva pode vir em forma de pancadas, que podem ser de moderada a forte intensidade em alguns momentos, acompanhadas de trovoadas, principalmente no centro-leste do estado (destaque para áreas do Meio Oeste, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Sul, Grd. Florianópolis). O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas à chuvas nessas áreas. Devido a maior presença de nuvens sobre o centro-leste de SC as temperaturas pouco variam. Amanhecer perto dos 10°C nos Planaltos, 12°C a 15°C no Litoral e Vale. À tarde não passam dos 17°C nos Planaltos e 19°C no Vale e Litoral. Na porção oeste, o dia começa com temperaturas entre 12°C a 15°C e máximas, à tarde, de 22°C a 27°C. Ventos de leste a nordeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais (podendo chegar aos 65 km/h) no Litoral Sul a partir da noite.

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (18/09)

No sábado (18) às áreas de instabilidade, gradualmente, perdem força na metade leste do estado. Com isso, o dia inicia ainda com chuva nesta área, mas no decorrer do dia diminuem de intensidade e ficam mais esparsas. No oeste, a maior parte do dia será de sol com poucas nuvens, mas a combinação de calor e umidade favorece pancadas de chuvas rápidas e isoladas (chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento das nuvens). O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas entre 11°C a 14°C nos Planaltos, Alto Vale, Grd. Florianópolis Serrana, de 15°C a 18°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 27°C no Litoral Sul, 28°C na porção oeste e variam de 20°C a 25°C no restante do centro-leste de SC. Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais (perto de 45 km/h) no Litoral Sul.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Domingo (19) de sol e poucas nuvens em boa parte do estado. Entre a tarde e noite, devido ao calor e umidade, há chance de pancadas de chuvas isoladas no Planalto e Litoral Sul, Grd. Florianópolis. Na segunda-feira (20), áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuvas no Planalto e Litoral Sul, Grd. Florianópolis a qualquer hora do dia, no Vale do Itajaí e Litoral Norte entre a tarde e noite. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (16/09)

Quinta-feira (16) com ventos de quadrante sul a leste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 45 km/h).

Ondas com direção sul em todo litoral catarinense. Altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis, de 1,0 m a 1,5 m nas demais áreas litorâneas.