PREVISÃO PARA SÁBADO (17/07)

A manhã deste sábado (17) ainda conta com nebulosidade e chuva isolada em áreas da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte. A partir da tarde, o sol volta a aparecer em todas as regiões catarinenses. No amanhecer, as temperaturas variam entre 9°C e 15°C. Já as máximas não passam de 23°C no litoral e dos 20°C nas demais regiões. Com a entrada de uma intensa massa de ar frio e seco, as temperaturas declinam significativamente durante a noite. O risco é alto para frio intenso.  Os ventos sopram de sudoeste, com intensidade fraca a moderada. As rajadas podem chegar pontualmente aos 50 km/h.

PREVISÃO PARA DOMINGO (18/07)

O domingo (18) deve ser marcado pelo frio intenso e predomínio de sol no estado. No amanhecer, há formação de geada ampla e temperaturas negativas na serra. Nas regiões do Oeste, Meio Oeste e Planaltos, as mínimas variam entre 0 e 5°C. Já no Litoral e Vale do Itajaí, ficam entre 7 e 11°C. Os ventos sopram de oeste/sudoeste, com intensidade moderada a forte. As rajadas podem chegar aos 80 km/h nas áreas entre o Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Há risco moderado para ocorrências associadas a rajadas de vento.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (19/07)

O amanhecer de segunda-feira (19) deve ser de frio ainda mais intenso e com geada ampla. Do Oeste aos Planaltos, são esperadas mínimas negativas. No Litoral e proximidades, variam de 3 a 7°C. A condição para ventos persistentes de oeste/sudoeste se mantém até final da tarde, com rajadas máximas de até 70 km/h no Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. O mar fica agitado a muito agitado no litoral catarinense, com ondas de até 4 m no Litoral Sul. Há chance de ressaca. O risco é alto para ocorrências associadas a agitação marítima e moderado para vento.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Na terça (20) e quarta-feira (21), o tempo firme se mantém no estado, com predomínio de sol em todas as regiões. As temperaturas devem se manter baixas pela manhã, principalmente na terça-feira, e com gradual elevação durante o dia.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Neste sábado (16), os ventos sopram de quadrante sudoeste com intensidade fraca a moderada. As rajadas podem chegar pontualmente aos 50 km/h.

 

Ondas de direção sul/sudoeste e altura de 1,5 a 2m entre o Litoral Sul e Grd. Florianópolis, com picos de 2,5 m. Há chance de ressaca. O risco é moderado para ocorrências associadas a agitação marítima nessas áreas. No Litoral Norte, ondas de sul e altura de 1,0 a 1,5m.