PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (15/07)

Nesta quinta-feira (15), a passagem de uma frente fria muda as condições de tempo no estado. A chuva inicia nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul já pela manhã e se espalha para as demais regiões entre a tarde e a noite. Não se descarta chuva pontualmente forte, acompanhada de raios e rajadas de vento. O risco é baixo para ocorrências associadas a temporais. Com o tempo fechado, as temperaturas não passam dos 20°C entre o Oeste e Litoral Sul. Já entre o Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte, as máximas variam de 23 a 29°C. Os ventos sopram de quadrante norte e com intensidade moderada, com rajadas de até 60km/h.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (16/07)

Na sexta-feira (16), a condição é de chuva persistente e por vezes forte nas regiões do Litoral Norte, Planalto Norte, Vale do Itajaí e parte da Grande Florianópolis. Nas áreas mais próximas ao Paraná, há risco baixo a moderado para ocorrências associadas a chuva intensa e volumosa. Do Extremo Oeste ao Litoral Sul, há presença de nebulosidade com breves aberturas de sol e não há risco para ocorrências. Com o tempo encoberto, as temperaturas pouco variam no litoral e áreas próximas, ficando entre 10 e 15°C. A sensação deve ser de frio ao longo do dia. Na porção oeste, mínima de 10°C e máxima de 18°C. Os ventos sopram de sul com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA SÁBADO (17/07)

Até a manhã de sábado (17), permanece a possibilidade de chuva em áreas da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte. Com a entrada de uma massa de ar frio e seco, o sol volta a aparecer em todas as regiões catarinenses a partir da tarde. As temperaturas mínimas variam entre 9°C e 13°C, de forma geral. Já as máximas podem chegar aos 23°C no litoral e aos 20°C nas demais regiões. Os ventos sopram de sudoeste, com intensidade fraca a moderada. As rajadas podem chegar aos 50 km/h. Não há risco para ocorrências associadas a fenômenos meteorológicos.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

O domingo (18) deve ser marcado pelo frio intenso e predomínio de sol no estado. No amanhecer, há formação de geada ampla e temperaturas negativas na serra. Nas regiões do Oeste, Meio Oeste e Planaltos, as mínimas variam entre 0 e 5°C. Já no Litoral e Vale do Itajaí, ficam entre 7 e 11°C. A tendência é de tempo firme e de temperaturas ainda menores no amanhecer de segunda-feira (19).

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Nesta quinta-feira (15), os ventos sopram de quadrante norte/noroeste com intensidade moderada e rajadas de até 60 km/h. No final do dia, os ventos começam a soprar de sul.

 

Ondas de direção leste/sudeste e altura de 0,5 a 1 m no litoral catarinense, com picos de 1,5 m no Litoral Sul.