PREVISÃO PARA SÁBADO (20)

Neste sábado (20) o sol com poucas nuvens predomina no estado de Santa Catarina devido a atuação de uma região de alta pressão. A exceção fica apenas para as regiões litorâneas, e planaltos onde há condição para variações de nebulosidade, devido a circulação marítima. Com isso, o risco e baixo para desastres no estado. O dia começa com temperaturas mínimas pontuais abaixo de 10°C no Planalto Sul e variando de 15 a 23°C nas demais regiões, com máximas acima de 30°C a tarde. Os ventos sopram de sudoeste/sudeste no centro-leste do estado e de nordeste na porção oeste, com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA DOMINGO (21)

A atuação de uma alta pressão mantém o predomínio de tempo firme e ensolarado neste domingo (21) em Santa Catarina. Entretanto, podem ocorrer pancadas isoladas de curta duração no período da tarde, com risco baixo para desastres no estado. Devido ao tempo mais aberto as temperaturas contam com grande amplitude térmica, marcando valores em média de 10 a 19°C durante a manhã e superando a casa dos 30°C durante a tarde. Os ventos sopram de sudeste a nordeste, com intensidade fraca a moderada.

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (19)

Na segunda-feira (22) a atuação de áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuva no estado de Santa Catarina especialmente entre as áreas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As chuvas ocorrem de forma isolada e apresentam risco baixo para desastres. As temperaturas contam com grande amplitude térmica, sem mudanças em relação aos dias anteriores. Os ventos sopram de direção sudeste/nordeste, com intensidade fraca a moderada.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Na tarde de segunda-feira (22) há a previsão de pancadas de chuvas isoladas na porção oeste, Planalto e Litoral Sul por conta da atuação de áreas de instabilidade. Na terça-feira (23) a aproximação e atuação de uma frente fria ocasiona pancadas de chuvas da porção oeste ao Litoral Sul já a partir da manhã e que se espalham no decorrer do dia para as demais regiões.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

A semana segue com tempo favorável para pancadas de chuva em Santa Catarina devido a aproximação de uma frente fria, com condições para provocar chuva em qualquer região do estado. Apesar disso, a previsão indica que a chuva deve ocorrer de forma isolada, sem atingir muitos municípios.

Condições de mar agitado com altura de onda entre 2,0 e 3,0 m.