PREVISÃO PARA DOMINGO (17)

Frente fria deixa o dia instável, com previsão de pancadas de chuvas, que poderão ser de forte intensidade em curto período, acompanhada de temporais isolados. A chuva/temporal já começa pela manhã na porção oeste e no decorrer do dia se espalha pelo estado. Localmente, há chance de acumulados altos de chuva. Logo, há um risco moderado a alto para desastres. À tarde, com a maior presença das nuvens, as temperaturas máximas ficam amenas na porção oeste e Planalto Sul, variando de 22°C a 25°C. Nas demais regiões, as máximas são mais altas, de 27°C a 35°C no Planalto Norte, Vale, Litoral Norte, Grd. Florianópolis e chegando aos 40°C no Litoral Sul. Ventos de quadrante norte passando para de quadrante sul no decorrer do dia em todo estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas, com moderada intensidade (até 60 km/h), associada aos temporais.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (18)

Deslocamento da frente fria ainda favorece pancadas de chuva (que podem ser de moderada a forte intensidade localmente) dos Planaltos ao litoral e em localidades do Meio Oeste e Oeste. Não se descarta a chance de temporais bem isolados. Pela persistência da chuva, os acumulados podem ser altos na parte leste do estado. Logo, há um risco moderado a pontualmente alto para desastres. Dia começa com temperaturas amenas no estado, 18°C a 24°C no litoral, Vale, 16°C a 19°C nas demais regiões. À tarde, as máximas não devem ser tão altas como na semana anterior, até 28°C em áreas da porção oeste, Litoral Norte, Vale, Grd. Florianópolis, de 21°C a 26°C nas demais regiões. Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade, no decorrer do dia no estado. Rajadas de ventos com moderada a forte intensidade (55 a 75 km/h) no litoral, Vale e áreas próximas no decorrer do dia.

  PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (19)

Frente fria estacionária combinada com instabilidade nos demais níveis da atmosfera favorece dia com chuva, altos acumulados na Grd. Florianópolis, Vale, Litoral Norte e Planalto Norte. Logo, o risco é de moderado a alto para desastres. Na porção oeste, Planalto Sul, áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuva isoladas a partir da tarde, com um risco localmente moderado para desastres. Dia começa com temperaturas mínimas baixas no Planalto Sul (em torno 9°C, pontualmente podendo ser mais baixa), amenas nas demais regiões: 17°C a 22°C no litoral, Vale, 14°C a 17°C nas demais áreas. À tarde as máximas ficam amenas no estado, variando de 20°C a 25°C no litoral, Baixo/Médio Vale, Planalto Sul, porção oeste e até 20°C nas demais áreas. Ventos de sudeste/leste, com fraca a moderada intensidade, no decorrer do dia em todo estado. Rajadas de ventos isoladas, de moderada intensidade (até 45 km/h).

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

A quarta-feira (20) segue com previsão de chuva para todo estado no decorrer do dia pela combinação da circulação marítima e áreas de instabilidade. A chuva deve ser de moderada intensidade em áreas do Planalto Norte, Meio Oeste, Vale. A quinta-feira (21) segue com previsão de chuva no litoral, Vale e áreas próximas no decorrer do dia devido a circulação marítima. Na porção oeste e Planaltos há previsão de pancadas de chuva isoladas por conta da atuação de áreas de instabilidade.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Domingo (17) com ventos de quadrante norte passando para de quadrante sul no decorrer do dia em todo estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas, com moderada intensidade (até 60 km/h).

Ondas com direção nordeste em todo litoral. Altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas.